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dc.contributor.advisorSOUZA, Elnivan Moreira de-
dc.contributor.authorCOSTA, Juliane Araújo Cardoso-
dc.date.accessioned2020-09-09T16:38:11Z-
dc.date.available2020-09-09T16:38:11Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCOSTA, Juliane Araújo Cardoso. Comportamento do consumidor e seus efeitos nas taxas de juros e créditos a bens de consumo. 2020. Monografia (Graduação em Administração) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1028-
dc.description.abstractO comportamento do consumidor é uma área essencial para tomadas de decisão na área de marketing e administração. Um dos indicadores usados para realizar estudos sobre comportamento do consumidor é o índice de confiança do consumidor (ICC) disponibilizada pela base de dados do governo federal. Este trabalho visa estabelecer uma metodologia de classificação baseada em estatística descritiva relacionado suas influências nos índices de bens de consumo e taxas de juros. É proposto ainda o uso de funções de densidade de massa (FDM) e métodos de análise XY para relacionar um os índices. Os resultados obtidos pela mostra que o ICC influencia os índices de bens de consumo e que a alta confiança indica um otimismo no qual o consumidor está disposto a usar crédito para bens de consumo mesmo com taxas de juros um pouco acima da média, mas inferior a região de classificação como alto de acordo com a metodologia estatística proposta neste estudo. Além disso, o método XY dos índices normalizados por FDM indicam uma relação direta com correlação com tendência linear afim.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComportamento do Consumidorpt_BR
dc.subjectEstatística Descritivapt_BR
dc.subjectICCpt_BR
dc.titleComportamento do consumidor e seus efeitos nas taxas de juros e créditos a bens de consumopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesConsumer behavior and its effects on interest rates and credits for consumer goodspt_BR
dc.description.resumo_abstractConsumer behavior is an essential area for decision making in marketing and administration. One of the indicators used to conduct studies on consumer behavior is the consumer confidence index (ICC) provided by the federal government database. This work aims to establish a classification methodology based on descriptive statistics related to its influences on consumer goods indices and interest rates. It is also proposed the use of mass density functions (MDF) and XY analysis methods to relate one the indices. The results obtained by the ICC influence the indexes of consumer goods and that the high confidence indicates an optimism in which the consumer is willing to use credit for consumer goods even with interest rates slightly above average, but lower than the region of classification as high according to the statistical methodology proposed in this study. In addition, the XY method of the indexes normalized by MDF indicates a direct relationship with correlation with a similar linear trend.pt_BR
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