Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1135
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucas Cavalcante de-
dc.contributor.authorLIMA, Firmino Eugênio Campos-
dc.date.accessioned2021-04-30T13:51:34Z-
dc.date.available2021-04-30T13:51:34Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationLIMA, Firmino Eugênio Campos. Análise comparativa dos parâmetros avaliativos de pavimentos aeroportuários com vistas à prática internacional. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1135-
dc.description.abstractAs aeronaves são meios de transporte que contribuem com a movimentação da economia de um país através do turismo e transporte de cargas. É importante que o aeródromo esteja em boas condições de uso pois dessa forma o conforto e segurança para os que o utilizam são garantidos. Caracterizar o pavimento aeroportuário é importante pois, quando comparado ao rodoviário, possui atributos distintos que devem ser levados em consideração como a frequência que as cargas se repetem, o impacto que o veículo exerce sobre o pavimento, a ação de frenagem que os pneus exercem entre outros. Para que se tenha conforto e segurança, são estabelecidas condições mínimas através de parâmetros avaliativos que refletem as condições de uso do pavimento. Este trabalho tem como objetivo expor os parâmetros funcionais e estruturais utilizados em países como no Brasil, França, Portugal, Estados Unidos e Canadá. Por meio de pesquisa bibliográfica, em normas, trabalhos acadêmicos, artigos e outras fontes foi possível obter índices funcionais como atrito, macrotextura, irregularidade longitudinal e PCI. Assim como também, parâmetro para avalição estrutural, o HWD. Como resultado, foi apresentada uma tabela expositiva na qual foi observado os índices e equipamentos/ensaios que cada país adota como parâmetro avaliativo funciona e estrutura, para seus respectivos aeródromos. Por fim, é importante tratar do assunto pois, entender sobre os parâmetros contribui para que seja tomada as devidas ações, seja ela preventiva ou corretiva. Através de uma revisão bibliográfica, os parâmetros foram expostos juntamente com os equipamentos utilizados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação de Pavimentopt_BR
dc.subjectAeródromopt_BR
dc.subjectCondição Funcionalpt_BR
dc.subjectCondição Estruturalpt_BR
dc.subjectEquipamentos de mediçãopt_BR
dc.titleAnálise comparativa dos parâmetros avaliativos de pavimentos aeroportuários com vistas à prática internacionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesComparative analysis of the evaluative parameters of airport pavements with a view to international practicept_BR
dc.description.resumo_abstractAircraft are means of transport that contribute to the movement of a country's economy through tourism and cargo transportation. It is important that the aerodrome is in good condition for use as this way the comfort and safety for those who use it are guaranteed. Characterizing the airport pavement is important because, when compared to the road, it has distinct attributes that must be taken into account such as the frequency that the loads are repeated, the impact that the vehicle has on the pavement, the braking action that the tires exert between others. In order to have comfort and safety, minimum conditions are established through evaluation parameters that reflect the conditions of use of the pavement. This work aims to expose the functional and structural parameters used in countries like Brazil, France, Portugal, United States and Canada. Through bibliographic research, in standards, academic papers, articles and other sources, it was possible to obtain functional indices such as friction, macrotexture, longitudinal irregularity and PCI. As well as a parameter for structural evaluation, the HWD. As a result, an expository table was presented in which it was observed the indexes and equipment / tests that each country adopts as an evaluation parameter works and structure, for their respective aerodromes. Finally, it is important to address the issue because understanding about the parameters contributes to taking appropriate actions, whether preventive or corrective. Through a bibliographic review, the parameters were exposed together with the equipment used.pt_BR
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Firmino Eugênio Campos Lima.pdf1.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.