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dc.contributor.advisorCUNHA, Jânio Pereira da-
dc.contributor.authorBERNARDINO, José Ezequiel Albuquerque-
dc.date.accessioned2021-05-20T12:22:00Z-
dc.date.available2021-05-20T12:22:00Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBERNARDINO, José Ezequiel Albuquerque. Decisões Judiciais sobre propaganda eleitoral e sua influência no voto: uma análise das decisões exaradas pelo TRE-CE para o Executivo Estadual. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1162-
dc.description.abstractA pesquisa analisa as decisões judiciais sobre temas veiculados na campanha eleitoral do ano de 2014 para Governador do Estado do Ceará, focando-se no exercício da liberdade de expressão e no direito de informação em contraposição com a negação do direito de resposta pleiteado por candidatura que se vê assacado mediante críticas e inverdades disseminadas no espaço público e igual destinado a princípio a realização de campanha propositiva. Antes de adentrar no tema da propaganda eleitoral, aborda-se os princípios que lhes são correlatos, mediante os fatos levados ao crivo da Justiça Eleitoral.Apesar do enfoque se ater às matérias veiculadas no horário eleitoral gratuito, outras espécies de propagandas, sobretudo a propaganda de rua e a propaganda eleitoral na internet compõe o panorama da temática. No terceiro capítulo traça-se as principais teorias explicativas do comportamento eleitoral, que possívelmente podem supedanear a justificativa das tomadas de decisões do voto, mediante a compreensão das três concepções de estudo: a Teoria Sociológica, a Teoria Psiocológica ou Psicossociológica e a Teoria da Escolha Racional. A aplicação de pesquisas de intenção de votos realizadas antes e depois da decisão exarada sobre a questão da corrupção, da saúde pública e da segurança pública revela a possibilidade de em tese a decisão do voto, malgrado não se possa concluir que o provimento judicial tenha efetivamente significado a mudança do comportamento do eleitor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDireito eleitoralpt_BR
dc.subjectPropaganda eleitoralpt_BR
dc.subjectDecisões judiciaispt_BR
dc.subjectComportamento eleitoralpt_BR
dc.subjectVotopt_BR
dc.titleDecisões judiciais sobre propaganda eleitoral e sua influência no voto: uma análise das decisões exaradas pelo TRE-CE para o Executivo Estadualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesJudicial decisions on electoral propaganda and its influence on the vote: an analysis of the decisions made by TRE-CE for the State Executivept_BR
dc.description.resumo_abstractThe research analyzes the judicial decisions that treated the 2014 electoral campaigns for Governor of the State of Ceará, focusing on the exercise of freedom of expression and the right to information as opposed to the denial of the right of reply claimed by candidacy that he finds himself overwhelmed by fake news disseminated in the public and equal space destined in principle to carry out a propositional campaign. Before going into the topic of electoral propaganda, we approach the principles that regulate them, through the facts taken to the scrutiny of the Electoral Justice. In spite of the focus to stick to the matters published in the free electoral schedule, other types of advertisements, especially advertising street and elected advertising on the internet make up the panorama of the theme. In the third chapter, we outline the main explanatory theories of electoral behavior, which can possibly supersede the justification of voting decision-making, by understanding the three conceptions of study: the Sociological Theory, the Psychological or Psychosociological Theory and the Theory of Choice Rational. The application of polls of intention to vote carried out before and after the decision made on the issue of corruption, public health and public security reveals the possibility that, in theory, the decision to vote, in spite of not being able to conclude that the judicial provision has actually meant the change in voter behavior.pt_BR
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