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dc.contributor.advisorARRUDA, Gerardo Clésio Maia-
dc.contributor.authorFEDEL, Ivone Rosana-
dc.date.accessioned2021-05-20T12:39:50Z-
dc.date.available2021-05-20T12:39:50Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFEDEL, Ivone Rosana. A destinação dos recursos do fundo de defesa dos direitos difusos do Estado do Ceará: óbice ao desenvolvimento e à reconstituição do meio ambiente? 2021. Dissertação ( Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1166-
dc.description.abstractO escopo deste trabalho consiste na análise da efetividade de aplicação dos recursos provenientes de ações civis públicas e destinados ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID), voltados a recompor os direitos difusos e coletivos, especificamente, o meio ambiente. Sabe-se que, nas ações civis públicas, prioriza-se a tutela específica do bem lesado. Entretanto, quando isso não é possível, a solução é a reparação pecuniária e a aplicação de multas. A legislação brasileira determina que os valores oriundos dessas sentenças sejam direcionados a um fundo que, por sua vez, deverá adotar providências para recompor o bem jurídico lesado. Assim, primeiramente, apresenta-se a interface entre o meio ambiente e o desenvolvimento; por meio da metodologia comparada, e explora-se a positivação normativa do meio ambiente, no âmbito nacional e internacional. Em seguida, faz-se um cotejo entre o processo coletivo e a execução de sentenças que englobam os direitos difusos. Demonstra-se, em ato contínuo, a relação entre os aspectos normativos concernentes ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos Federal (FDD) e o FDID. Apresentam-se as receitas auferidas e as despesas executadas no período de 2008 a 2019, detalhando-se as receitas e especificando-se as despesas realizadas. Por fim, são avaliados se os valores arrecadados a favor do FDID foram aplicados nos fins estabelecidos pela Lei de Ação Civil Pública (LACP). Metodologicamente, adotouse pesquisa bibliográfica e documental, complementada com a técnica de observação direta. Conclui-se que o Conselho Gestor do FDID não obedece aos princípios da publicidade, da transparência e da reparação integral do dano. Diante disso, sugerese melhorias na gestão do FDID e uma maior efetividade no controle externo por parte do Tribunal de Contas do Estado do Cearápt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID)pt_BR
dc.subjectPrincípio da Reparação Integral do Danopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEfetividade mitigadapt_BR
dc.titleA destinação dos recursos do fundo de defesa dos direitos difusos do Estado do Ceará: óbice ao desenvolvimento e à reconstituição do meio ambiente?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesThe allocation of resources from the fund for the defense of diffuse rights in the State of Ceará: an obstacle to the development and reconstruction of the environment?pt_BR
dc.description.resumo_abstractThis study aims to analyze the effectiveness of the implementation of resources from public civil actions to the Diffuse Rights Defense Fund of Ceará State, known mostly by its acronym FDID, that are geared to restoring diffuse and collective rights, specifically the environment. It is known that, in public civil actions, the specific protection of the injured legal asset is a priority; however, when this is not possible, the solution is monetary compensation and the imposition of penalties. Brazilian legislation determines that the amounts derived from these sentences be directed to a fund that, in turn, must adopt measures to restore the damaged legal asset. Thus, first, the interface between the environment and development is presented, by means of a comparative methodology, and the normative positivation of the environment is explored, both nationally and internationally. Afterwards, there is a comparison between the collective suit and the execution of sentences that involve diffuse rights. Then, the relationship between the normative aspects concerning the Federal Diffuse Rights Defense Fund (FDD) and the FDID is demonstrated. The revenues received and expenditure implemented in the period 2008 to 2019 are presented, occasion when it is detailed the revenues and specified the expenses incurred. Finally, it is evaluated if the amounts collected in favor of FDID were applied in the purposes established by Public Class Actions Law (LACP). This paper used bibliographic and documental research with direct observation. It was concluded that the FDID's Management Council does not obey the principles of publicity, transparency and full compensation for damages. Therefore, this study suggests improvements in FDID management and greater effectiveness in external control by the Audit Office of Ceará.pt_BR
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