Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1466
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLIMA, Maria Cláudia de Freitas-
dc.contributor.authorSOUSA, Karla Marilia Rodrigues Forte-
dc.date.accessioned2023-02-07T18:16:38Z-
dc.date.available2023-02-07T18:16:38Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1466-
dc.descriptionREFERÊNCIAS 1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO (ABENO). Análise sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Odontologia. Revista da ABENO, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 35-38, 2002. 2. BOTAZZO, C.; PEREIRA, A. C. Odontologia em saúde coletiva: planejando ações e promovendo saúde. 2003. 3. 4. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental; temas transversais. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1998. 5. BROCKVELD L. S. M., VENÂNCIO S. I. Avanços e desafios na formação do cirurgião-dentista para sua inserção nas práticas de promoção da saúde. Physis 30, 2020. 6. COSTA, Sueli de Souza. Odontologia do trabalho: nova área de atuação. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent, p.432-436, 2005. 7. DA COSTA PINHEIRO, Filomena Maria et al. A formação do cirurgião-dentista no Brasil: contribuições de estudos para a prática da profissão. RGO, v. 57, n. 1, p. 99-106, 2009. 8. Declaração de Adelaide. Segunda Conferência Internacional sobre promoção da saúde; 1988 Abr 5-9. [Acesso 01.06.2007]. Disponível em: http://www.opas. org.br/coletiva/uploadArq/Adelaide.pdf 9. Declaração de Jacarta, Indonésia. Conferência Internacional de promoção da saúde; 1992 Nov 9- 12; Santafé de Bogotá; Co. [Acesso 01.06.2007]. Disponível em: http://www.opas.org.br/coletiva/ uploadArq/jacarta.pdf. 10. Declaração de Sundsvall. Terceira Conferência Internacional de promoção da saúde; 9-1991 Jun 9-15; Sundsvall, Suécia. [Acesso 01.06.2007]. Disponível em: http://www.opas.org.br/coletiva/uploadArq/ Sundsvall.pdf 11. DITTERICH, Rafael Gomes; PORTERO, Priscila Paiva; SCHMIDT, Leide Mara. A preocupação social nos currículos de odontologia. Rev Abeno, v. 7, n.1, p. 58-62, 2007. 12. FARIA, Horácio Pereira de; CAMPOS, Francisco Carlos Cardoso de; SANTOS, Max André dos. Planejamento, avaliação e programação das ações de saúde. 2018. 13. FOCESI, Eris. Educaçäo em saúde na escola, o papel do professor. Rev. bras. saúde esc, p. 4-8, 1990. 14. FREIRE, P. Educação e mudança. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. 29 Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Vigilância à Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria No 2.446, de 11 de Novembro de 2014. Redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Diário Oficial da União 2014; 12 nov. 16. 17. HEIDMANN, Ivonete TS et al. Promoção à saúde: trajetória histórica de suas concepções. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 15, n. 2, p.352-358, 2006. 18. 19. MAGLIATO, Bettina. DEVELOPING AN EFFECTIVE INFECTION CONTROL PROGRAM IN A WOUND AND HYPERBARIC MEDICAL CENTER. Undersea Hyperb Med, v. 35, n. 4, 2008. 20. 21. 22. MINAYO, Maria Cecília de Souza et al. (org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 33. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. 23. 24. OLIVEIRA, D.L. A “nova” saúde pública e a promoção da saúde via educação: entre a tradição e a inovação. Revista Latino-americana de Enfermagem. Ribeirão Preto, v. 13, n. 3, p. 423-431, maio-jun, 2005. 25. PETTRES, Andreia Assmann; DA ROS, Marco Aurélio. A determinação social da saúde e a promoção da saúde. Arquivos Catarinenses de Medicina, v. 47, n. 3, p. 183-196, 2018. 26. PINHEIRO F. M. C., et al. A formação do cirurgião-dentista e a promoção de saúde no PSF. Revista de Odontologia da UNESP. 2008; 37(1):69-77 27. RÜTTEN A, WOLFF A, STREBER A. Sustainable Implementation of Evidence- Based Programmes in Health Promotion: A Theoretical Framework and Concept of Interactive Knowledge to Action. Gesundheitswesen, 2016; 78(3): 139-45 28. STEPHEN A, KRISHNAN R, RAMESH M et al. Prevalence of early childhood caries and its risk factors in 18-72 month old children in Salem, Tamil Nadu. Journal of International Society of Preventive and Community Dentistry, 2015; 5(2): 95-102. 29.TURATO, E. R. Tratado de metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. 3. ed. Petrópolis: Vozes,2008.pt_BR
dc.description.abstractA educação/promoção da saúde compreende um conjunto de estratégias e formas de induzir a produção de saúde, no âmbito individual e coletivo, visando atender as necessidades sociais de saúde e melhorar a qualidade de vida da população. No curso de graduação de Odontologia na Unichristus são realizadas atividades de educação/promoção da saúde com os pacientes durante toda a experiência clínica dos alunos, que acontece do 4o ao 10o semestre. Nesse cenário, fez-se relevante identificar a percepção dos graduandos sobre essas ações. Essa pesquisa trata-se de estudo transversal quantitativo e qualitativo, envolvendo alunos voluntários. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado e autoaplicável, aberto no Google Forms. Este questionário foi aplicado aos alunos do 4o semestre ao 10o semestre das turmas do Parque Ecológico e Benfica. Quanto à análise quantitativa, os dados foram exportados para o software SPSS versão 20.0 para Windows, calculadas as frequências absoluta e percentual das variáveis de estudo, que foram cruzadas com a importância das ações de promoção de saúde por meio dos testes exato de Fisher ou qui-quadrado de Pearson, tendo confiança de 95%. Com relação a perspectiva qualitativa, os dados foram organizados e analisados por meio da análise de conteúdo, conforme Minayo. Os resultados apontam que 100% dos alunos já realizaram ações em educação/promoção em saúde na graduação; 92,8% dos alunos consideram as ações de educação/promoção à saúde essenciais ou importantes; o ambiente de maior prevalência dessas ações foi o Espaço de Promoção da Saúde-Unichristus; quanto aos sentimentos, 86,95% dos alunos se sentem realizados ou protagonistas quando realizam ações de educação/promoção em saúde. A realização das ações de promoção da saúde afeta positivamente a vida dos pacientes que as vivenciam, agregando valores à produção do cuidado e contribuindo para o desenvolvimento do protagonismo.pt_BR
dc.subjectSaúde Bucalpt_BR
dc.subjectEducação em Odontologiapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectPromoção em saúdept_BR
dc.subjectEstudantes de Odontologiapt_BR
dc.titleOS SENTIDOS DAS AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA FORMAÇÃO EM ODONTOLOGIA: O OLHAR DOS DISCENTES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesTHE MEANINGS OF HEALTH PROMOTION ACTIONS IN DENTISTRY TRAINING: THE PERSPECTIVE OF STUDENTS AT CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUSpt_BR
dc.description.resumo_abstractHealth education/promotion comprises a set of strategies and ways to induce health production, at the individual and collective levels, aiming to meet social health needs and improve the population's quality of life. In the graduation course of Dentistry at Unichristus, health education/promotion activities are carried out with patients throughout the students' clinical experience, which takes place from the 4th to the 10th semester. In this scenario, it was relevant to identify the perception of undergraduates about these actions. This research is a quantitative and qualitative cross-sectional study, involving volunteer students. For data collection, a structured and self-administered questionnaire, opened in Google Forms, was used. This questionnaire was applied to students from the 4th to the 10th semester of the Parque Ecológico and Benfica classes. As for the quantitative analysis, the data were exported to the SPSS software version 20.0 for Windows, the absolute and percentage frequencies of the study variables were calculated, which were crossed with the importance of health promotion actions using Fisher's exact or chi tests. -Pearson square, with 95% confidence. Regarding the qualitative perspective, the data were organized and analyzed through content analysis, according to Minayo. The results indicate that 100% of the students have already carried out actions in health education/promotion in graduation; 92.8% of students consider health education/promotion actions essential or important; the environment with the highest prevalence of these actions was the Health Promotion Space-Unichristus; as for feelings, 86.95% of students feel accomplished or protagonists when carrying out health education/promotion actions. Carrying out health promotion actions positively affects the lives of patients who experience them, adding values to the production of care and contributing to the development of protagonism.pt_BR
Appears in Collections:Odontologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus BENFICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KARLAMARILIA.pdf1.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.