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Título : Avaliação funcional de pavimento flexível: Estudo de caso da CE-090
Autor : FEITOSA, Paulo Victor Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor: ALMEIDA, Fernando Dácio de
Fecha de publicación : 2022-12-10
Citación : FEITOSA, Paulo Victor Barbosa. Avaliação funcional de pavimento flexível: Estudo de caso da CE-090. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2022.
Resumen : O transporte rodoviário brasileiro é a matriz de transporte mais utilizada no Brasil, sendo o setor com o maior número de usuários tanto para o transporte de pessoas como para o transporte de cargas. Todavia, o Brasil não possui pavimentos condizentes com o volume de usuários, prejudicando a qualidade de vida e as atividades financeiras daqueles que utilizam suas rodovias. Tendo em vista a importância do planejamento e gestão eficiente dos escassos recursos públicos para a manutenção de uma rodovia, este trabalho, por meio de um estudo de caso, realiza uma Avaliação Funcional de Pavimentos com Ênfase nos custos de Manutenção da rodovia CE-090, objetivando fomentar uma gestão mais eficiente da rodovia. Nesse contexto, será analisada a influência do tráfego no desgaste do pavimento, a avaliação funcional do pavimento e a realização de orçamento de duas intervenções, uma de recapeamento e outra de duplicação completa e reestruturação. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca dos pavimentos brasileiros, seus tipos, suas camadas, seus defeitos, seus tipos de manutenção e sobre os métodos de avaliação de pavimento. Desse modo, os métodos de avaliação adequados para a rodovia selecionada para o estudo de caso puderam ser estabelecidos sob a ótica da necessidade dos recursos e da sua precisão. Assim, foram selecionadas as seguintes ferramentas de avaliação: método de avaliação subjetiva de superfície com levantamento visual e o método da avaliação superficial contínua. A partir de então, foi possível estabelecer o índice de condição de pavimentos flexíveis, índice de gravidade global expedito, índice do estado de superfície e índice de serventia. Os resultados mostram que poderiam ser realizadas duas intervenções, porém a intervenção mais efetiva seria uma reestruturação da rodovia e a duplicação das faixas existentes.
Palabras clave : Pavimentação
Manutenção de pavimentos
Avaliação funcional de pavimentos
Pavimentos flexíveis
Orçamento.
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1553
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

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