Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1561
Title: Relato acerca do uso da tecnologia digital para auxiliar o transtorno de aprendizagem de uma criança
Authors: PESSOA, Marília Teófilo Lima
metadata.dc.contributor.advisor: SILVA, Lucas Melgaço da
Issue Date: 2023
Citation: PESSOA, Marília Teófilo Lima. Relato acerca do uso da tecnologia digital para auxiliar o transtorno de aprendizagem de uma criança, 2023. Artigo (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Abstract: Na busca por garantir os direitos das pessoas com deficiência, a inclusão escolar desempenha um papel fundamental. Essa inclusão abrange uma ampla gama de condições, que vão desde deficiências físicas, visuais, auditivas e intelectuais, até transtornos globais do desenvolvimento, condições psicossociais e superdotação. Reconhecendo essa importância, o presente trabalho teve como objetivo analisar uma estratégia de aprendizagem da língua escrita aplicada a uma criança com transtornos de aprendizagem, utilizando um recurso digital. Ao adotar uma abordagem centrada na criança, a utilização de recursos digitais busca facilitar o processo de aprendizagem, proporcionando um ambiente adaptado às necessidades individuais. No caso específico de transtornos de aprendizagem, como dislexia ou disgrafia, o uso de recursos digitais pode oferecer apoio e estímulo, permitindo que a criança desenvolva habilidades de leitura e escrita de forma mais eficiente. A estratégia de aprendizagem por meio de recursos digitais pode envolver o uso de softwares especializados, jogos interativos, aplicativos educacionais e outras ferramentas tecnológicas. Dessa forma, é possível criar um ambiente inclusivo, onde a criança tenha oportunidades igualitárias de desenvolver suas habilidades linguísticas e se engajar ativamente no processo de aprendizagem da língua escrita. A inclusão de pessoas com deficiência na escola é essencial para garantir seus direitos, abrangendo diversas condições, como deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo analisar estratégia de aprendizagem da língua escrita de uma criança com transtornos de aprendizagem com o uso de recurso digital. Para isso, foi necessário abordar a efetivação do ensino e melhoria da aprendizagem de uma criança com diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) associado à dislexia e disgrafia, e relatar o método da escrita de uma criança com TDAH, a partir do uso de um recurso digital. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa que analisou a utilização de uma ferramenta para auxiliar e contribuir na aprendizagem de uma criança com diagnóstico de TDAH associado à dislexia e disgrafia. Os resultados evidenciaram que o uso prático do editor de texto em um smartphone ajudou na autonomia da escrita da criança sem gerar traumas. A tecnologia digital pode contribuir com o processo de aprendizagem, proporcionando à criança um aprendizado mais significativo, ajudando a vencer os limites dos transtornos, a partir de metodologias ativas e inclusiva. Ao personalizar o ambiente de aprendizagem e fornecer suporte adaptado às necessidades individuais, é possível promover a inclusão e garantir que essas crianças tenham acesso pleno à educação e a oportunidades de desenvolvimento acadêmico e social.
Keywords: Dislexia
Disgrafia
Recursos digitais
TDAH
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1561
Appears in Collections:Pedagogia (EaD) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modelo_Termo_nao_divulgacao_marilia_assinado.pdf235.15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.