Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1640
Title: Avaliação da condição periodontal de subpopulações de Guiné-Bissau
Authors: MENEZES, Antônio Sérgio Teixeira de
metadata.dc.contributor.advisor: LIMA, Ramille Araújo
Issue Date: 2023
Citation: MENEZES, Antônio Sérgio Teixeira de. Avaliação da condição periodontal de subpopulações de Guiné-Bissau. 2023. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Abstract: A doença periodontal está catalogada entre as onze doenças mais prevalentes no mundo. Contudo, Guiné-Bissau, uma nação da África Subsaariana, não possui dados da sua prevalência na população. O objetivo do estudo foi avaliar a condição periodontal de moradores de duas regiões administrativas de Guiné-Bissau. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa de Guiné Bissau e do Brasil. Seis examinadores calibrados utilizaram o índice periodontal comunitário modificado, indicado pela OMS, como método para exame e registro dos dados. Os dentes foram registrados de acordo com a presença ou ausência de sangramento gengival, cálculo dental e recessão gengival, além do registro de profundidade de bolsa periodontal rasa (≥ 4mm) ou profunda (≥ 6mm). A amostra do estudo consistiu em 407 pessoas (219 mulheres, 188 homens), distribuídos em 4 faixas etárias: 6 a 11 anos, 12 a 18 anos, 19 a 34 anos e acima de 34 anos de idade, além da faixa etária de 15 a 18 anos para a análise das bolsas periodontais. Os dados de cada variável foram analisados e apresentados por meio das respectivas frequências absoluta e relativa e analisados através do teste qui-quadrado (p<0,05). Cálculo dental apresentou 62,4% de prevalência entre a população estudada. A frequência de indivíduos com sangramento gengival à sondagem (86,9%) e recessão gengival (92,8%) mostrou-se elevada em todas as faixas etárias. Com relação à profundidade da bolsa periodontal, 30,4% dos indivíduos eram portadores de, no mínimo, uma (1) bolsa rasa (profundidade de 4 a 5,5mm). A faixa etária acima de 34 anos demonstrou as maiores ocorrências das duas condições (bolsa rasa e/ou profunda). Considerando os indivíduos que apresentavam bolsa profunda e rasa, observou-se um média de 5,25 e 3,27 dentes afetados por indivíduo, respectivamente, e os dentes molares foram os mais afetados por essa condição. De acordo com os resultados, identificou-se alta prevalência de sangramento gengival, cálculo dental e recessão gengival nos indivíduos das comunidades investigadas. Além disso, a bolsa periodontal rasa e profunda se mostrou mais presente nos pacientes adultos, especialmente nas faixas etárias acima de 34 anos.
Keywords: inquéritos epidemiológicos
África Subsaariana
doenças periodontais
gengivite
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1640
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTÔNIO SÉRGIO TEIXEIRA DE MENEZES.pdf1.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.