Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1666
Title: A recuperação judicial no desempenho empresarial: uma análise no mercado brasileiro
Authors: TELES, Maria Laisa dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: SANTOS, Andressa Ruth Sousa
Issue Date: 2023-12
Citation: TELES, Maria Laisa dos Santos. A recuperação judicial no desempenho empresarial: uma análise no mercado brasileiro. 2023. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Christus.
Abstract: A recuperação judicial tem por objetivo possibilitar a superação da crise econômico-financeira, viabilizando a preservação da empresa e sua função social, Diante disso essa pesquisa tem como objetivo analisar o impacto da recuperação judicial no desempenho econômico-financeira das empresas mercado brasileiro que entraram em recuperação judicial em 2018. Para isso, foram definidos como objetivos específicos: identificar as companhias abertas brasileiras que passaram por processos de recuperação judicial, identificar os indicadores econômicos e financeiros que apontavam para o declínio no desempenho das empresas antes do pedido recuperação judicial e analisar comparativamente o desempenho das empresas antes do pedido de recuperação e durante a execução do plano de recuperação judicial. Os indicadores financeiros utilizados foram o de liquidez corrente, composição do endividamento e alavancagem, para medir o desempenho econômico foram utilizados Retorno sobre Ativo (ROA) e o Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE). Quanto à metodologia, caracteriza-se como descritiva, documental e qualitativa. A coleta dos dados foi feita a partir das demonstrações contábeis com a finalidade de possibilitar o cálculo dos índices, elaboração de tabelas e gráficos e para a análise. Quanto aos resultados, apenas uma apresentou melhora, as outras 4 não presentaram resultados satisfatórios.
Keywords: Recuperação Judicial
Desempenho Empresarial
Indicadores econômico-financeiros
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1666
Appears in Collections:Ciências Contábeis - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC2_MARIA LAISA_depósito.pdf726.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.