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dc.contributor.advisorLEITE, Mariana de Araújo-
dc.contributor.authorSILVA, Dalila Luz Ferreira da-
dc.date.accessioned2020-09-25T13:48:41Z-
dc.date.available2020-09-25T13:48:41Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Dalila Luz Ferreira da. Análise paramétrica de treliças metálicas tipo Howe compostas por perfis de aço formados a frio. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1055-
dc.description.abstractO uso de estruturas metálicas está cada vez mais presente no mercado brasileiro da construção, especialmente pelos benefícios que as peças metálicas industrializadas trazem frente ao método convencional de construção em concreto armado. Porém, para que esses benefícios sejam aproveitados, é indispensável ter um projeto bem elaborado, que vise o uso eficiente dos materiais e a consequente redução de custos. Contudo, o elevado número de variáveis envolvidas na representação do projeto de estruturas torna a concepção estrutural um processo pouco intuitivo. A definição da combinação que conduz à extração do melhor desempenho de um sistema fica, desse modo, condicionado à experiência e sensibilidade do projetista. Com o intuito de minimizar essa dependência e auxiliar no processo de tomada de decisão, muitos trabalhos buscam testar a eficiência de diversos sistemas em diversas condições. Dito isto, o presente estudo vem a dar suporte à fase de concepção estrutural, por meio de uma análise da eficiência estrutural para treliças de cobertas metálicas executadas com perfis formados a frio. Para isso, utilizou-se como meio de validação e exemplificação, um estudo de caso de coberta para ônibus na cidade de Fortaleza. Na análise variaram-se dois parâmetros fundamentais de projeto, sendo estes parâmetros velocidade básica do vento atuante e a geometria do perfil estrutural empregado. A variação dos parâmetros é aplicada a uma viga treliçada com banzo inferior reto. Os perfis testados foram o perfil U e perfil cantoneira em sua forma dupla e a combinação destes. Toda a análise e dimensionamento foi realizada utilizando-se do software MCalc 3d. Os resultados mostraram que com a variação paramétrica tem-se resultados distintos de comportamento estrutural e que isso impacta diretamente no custo de execução, estimado por meio da massa de aço em cada solução. Comparando-se o consumo de aço com a resposta estrutural dos modelos pode-se compreender que, a treliça composta pela associação do perfil U com o perfil cantoneira na forma dupla, se apresenta como solução mais vantajosa para o tipo de estrutura em estudo. Uma vez que este arranjo apresenta valores intermediários que deformação e consumo de aço.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstrutura metálica.pt_BR
dc.subjectAnálise paramétrica.pt_BR
dc.subjectCobertura treliçada.pt_BR
dc.subjectPerfis formados a frio.pt_BR
dc.titleAnálise paramétrica de treliças metálicas tipo Howe compostas por perfis de aço formados a frio.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesParametric analysis of Howe-type metal trusses composed of cold-formed steel profiles.pt_BR
dc.description.resumo_abstractThe use of steel structures is increasingly present in the Brazilian construction market, especially due to the benefits that industrialized metal parts bring to the conventional method of construction in reinforced concrete. However, for these benefits to be taken advantage of, it is essential to have a well-designed project, aimed at the efficient use of materials and the consequent cost reduction. However, the high number of variables involved in representing the design of structures makes the structural design a little intuitive process. The definition of the combination that leads to the extraction of the best performance of a system is, therefore, conditioned to the experience and sensitivity of the designer. In order to minimize this dependency and assist in the decision-making process, many studies seek to test the efficiency of different systems under different conditions. That said, the present study supports the structural design phase, through an analysis of the structural efficiency for metal roof trusses made with cold formed profiles. For this, a case study of bus decking in the city of Fortaleza was used as a means of validation and exemplification. In the analysis, two fundamental design parameters were varied, these parameters being the basic speed of the acting wind and the geometry of the structural profile employed. The variation of the parameters is applied to a lattice beam with straight lower flange. The tested profiles were the U profile and corner profile in their double form and their combination. All analysis and dimensioning was performed using the MCalc 3d software. The results showed that with the parametric variation there are different results of structural behavior and that this directly impacts the cost of execution, estimated through the mass of steel in each solution. Comparing the steel consumption with the structural response of the models, it is possible to understand that the truss composed by the association of the U profile with the corner profile in the double form, presents itself as the most advantageous solution for the type of structure under study. Since this arrangement presents intermediate values that deform and consume steel.pt_BR
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