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dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucas Cavalcante de-
dc.contributor.authorVIEIRA NETO, Iran Gonçalves-
dc.date.accessioned2020-09-25T13:57:40Z-
dc.date.available2020-09-25T13:57:40Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationVIEIRA NETO, Iran Gonçalves. Retroanálise das bacias deflectométricas para obtenção do módulo de resistência das camadas de pavimentação. Estudo de caso: BR 304 - RN. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1057-
dc.description.abstractO crescimento de um país está diretamente ligado à sua infraestrutura de transportes. Todo o deslocamento realizado por humanos e mercadorias, fatores de extrema importância para o crescimento de uma nação, necessita de boas condições de seus meios de transporte, visando, principalmente, a diminuição dos custos e um aumento da lucratividade. Para a realização de manutenções assertivas e de qualidade, avaliações dos pavimentos necessitam ser executados. Essas avaliações podem ser do tipo funcional, com análises visuais e da segurança do pavimento, realizadas por pessoas capacitadas, ou estrutural, quando ensaios são realizados podendo ser dos tipos destrutivo ou não destrutivo. O presente estudo trata da análise de dados obtidos através da realização de ensaio estrutural não destrutivo, utilizando o equipamento FWD, na rodovia BR-304 em trecho localizado no estado do Rio Grande do Norte. Para análise desses dados, foram utilizados 2 programas, BackMedina e BackCAP, para obtenção do módulo de resiliência para análise da rodovia em questão, seu pavimento e camadas granulares, verificação da qualidade do dimensionamento realizado em sua construção, além de possibilitar uma análise estatística comparativa entre os resultados encontrados, além de verificar a eficiência dos programas utilizados. Após a realização da retroanálise nos dois programas, verificou-se que, para o programa BackCap, os valores de revestimento e base foram satisfatórios, porém para sub-base e subleito os valores ficaram, em sua maioria, fora do intervalor padrão. No programa BackMedina houve uma maior variação nos resultados, obtendo valores como variações mais similares para todas as camadas em um mesmo ponto do trecho. Na análise com o método exposto na norma do DNER (1979) mais de 90% dos resultados obtidos demonstram que o pavimento não está em boa qualidade estrutural e necessita de correção. Houve resultados contrários para o mesmo ponto do trecho, levando em conta as análises realizadas, podendo ter sido causado pela equação de correlação utilizada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPavimentos flexíveis.pt_BR
dc.subjectAvaliação estrutural.pt_BR
dc.subjectRetroanálise.pt_BR
dc.titleRetroanálise das bacias deflectométricas para obtenção do módulo de resistência das camadas de pavimentação. Estudo de caso: BR 304 - RN.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesRetroanalysis of deflectometric basins to obtain the resistance module of the pavement layers. Case study: BR 304 - RN.pt_BR
dc.description.resumo_abstractA country's growth has been directly linked to its transportation infrastructure. All the displacement made by humans and goods, factors of extreme importance for the growth of a nation, needs good conditions of its means of transport, aiming mainly at reducing costs and increasing profitability. In order to carry out assertive and quality maintenance, pavement assessments need to be performed. These estimates can be of the functional type, with only visual and safety analysis of the pavement, performed by skilled or structural persons, when testing is performed as being destructive or non-destructive. The present study deals with the analysis of data obtained through a non-destructive structural test using the FWD equipment, carried out on the BR-304 highway located in the state of Rio Grande do Norte. To analyze this data, 2 programs, BackMedina and CAP3D will be used to obtain the resilience module for the analysis of the highway in question, its pavement and granular layers, verification of the quality of the sizing performed in its construction, besides allowing an analysis, comparative statistics between the results found, besides verifying the efficiency of the programs used. After performing the back analysis in both programs, it was found that, for the BackCap program, the covering and base values were satisfactory, but for sub-base and sub-grade the values were mostly outside the standard interval. In the BackMedina program, there was a greater variation in the results, obtaining values as more similar variations for all layers in the same point of the stretch. In the analysis with the method exposed in the DNER (1979) standard, more than 90% of the results obtained demonstrate that the pavement is not in good structural quality and needs correction. There were opposite results for the same point of the stretch, taking into account the analyzes performed, which may have been caused by the correlation equation used.pt_BR
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