Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1063
Title: Avaliação de indicadores de desempenho logístico em uma siderúrgica.
Authors: CARDOSO, Nayara Silva
metadata.dc.contributor.advisor: FARIA, Ana Carolina Lima Pimentel de
Issue Date: 2020
Citation: CARDOSO, Nayara Silva. Avaliação de indicadores de desempenho logístico em uma siderúrgica. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.
Abstract: Diante de um cenário empresarial mais competitivo, existe a necessidade de produzir bens melhores e mais baratos a partir da adoção de práticas, visando atender às novas exigências do mercado. Nesse contexto, a logística é uma das áreas que, quando bem monitorada, tem demostrado um alto ganho em relação ao atendimento ao cliente, e uma das formas de melhorar o planejamento e controle destes processos é através de indicadores de desempenho. Esta pesquisa teve como objetivo promover um estudo na área de logística de uma usina siderúrgica no Estado do Ceará, analisar o funcionamento de seus processos, descrever os indicadores de desempenho logístico e, por fim, analisar como esses indicadores são utilizados na gestão de processos da cadeia de suprimentos. Para isso foi realizada uma análise nos indicadores logísticos da empresa estudada com base nos estudos previamente desenvolvidos por World Class Logistics, Lambert, Stock e Vantive, Bowersox e Closs e Cristopher. A ferramenta analisada foi estruturada por meio de pesquisas bibliográficas, buscando adaptar os indicadores apontados na literatura com os usados na organização. A análise do desempenho logístico da usina foi realizada através da observação direta na empresa e da obtenção dos documentos, além de informações colhidas através de um roteiro de entrevista semiestruturado com os responsáveis por este setor. Este estudo apontou que os indicadores propostos pelos autores foram de grande relevância para o acompanhamento do planejamento, mostrando a situação atual da empresa e onde ela almeja chegar. Assim, pode-se afirmar que os indicadores de desempenho logístico são ferramentas capazes de trazer ganhos a usina siderúrgica avaliada, sendo imprescindíveis para o controle da logística.
Keywords: Indicadores de desempenho.
Logística.
Nível de atendimento.
Siderúrgica.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1063
Appears in Collections:Engenharia de Produção - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAYARA SILVA CARDOSO.pdf995.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.