Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1069
Title: Avaliação tecno-econômica da aplicação da malha de hardy cross no dimensionamento de chuveiros automáticos.
Authors: ALBUQUERQUE, Jonh Lucas Torres
metadata.dc.contributor.advisor: SAMPAIO, Kalil Nóbrega Hissa
Issue Date: 2020
Citation: ALBUQUERQUE, Jonh Lucas Torres. Avaliação tecno-econômica da aplicação da malha de hardy cross no dimensionamento de chuveiros automáticos. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.
Abstract: A proteção de combate a incêndio predial é uma preocupação da Engenharia Civil na história, após as várias tragédias que aconteceram envolvendo as edificações. O equipamento automático mais eficiente de controle de incêndios é o chuveiro automático, que funciona liberando uma descarga de água no local sob a ação do calor. Esse sistema automático de extinção de incêndio por água, tem por objetivo manter uma vigilância permanente do espaço que se quer proteger. Assim, um correto dimensionamento de sistemas de segurança contra incêndio, usando os chuveiros automáticos, tem influência direta nos projetos. Cabe ao projetista, baseado na norma, especificar as melhores alternativas para cada situação e verificar quais equipamentos podem ser empregados. Existe o método normativo (tabela) e o método de cálculo hidráulico, que dimensionam todo o projeto. Esse trabalho tem como objetivo avaliar a aplicação do método de Hardy Cross no dimensionamento da rede hidráulica de Chuveiros Automáticos Contra Incêndio, com base no que é definido na NBR 10897 (ABNT, 2014). Além de quantificar os matérias utilizados, desenvolver e analisar o dimensionamento da rede hidráulica com o método de Hardy Cross. E, por fim, apresentar a variação dos custos usando os dois cálculos. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, que visa a geração de conhecimentos para aplicação prática e específica dos chuveiros automáticos. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram pesquisa bibliográfica e pesquisa eletrônica. Para elaboração deste trabalho de conclusão de curso, utilizou-se uma abordagem no método normativo (tabela pré-estabelecida), comparando ao método de Hardy Cross (aplicado pelo autor), de acordo com a que é fornecido pela NBR 10897. Por fim, foi analisado as vantagens de cada arranjo das estruturas de chuveiros automáticos, o dimensionamento final, o tipo de malha mais econômica e o custo final dos diferentes projetos, com a finalidade de estabelecer um modelo cujo custo seja o mais vantajoso e que cumpra todas as prescrições normativas. Ao fim desta pesquisa, concluiu-se que o método de cálculo hidráulico seja o mais adequado, devido à maior eficiência para o custo da instalação, além de não ser restrito a um tipo de chuveiro automático específico ou uma categoria de risco.
Keywords: Projeto.
Incêndio.
Chuveiros automáticos.
Cálculo hidráulico.
Hardy croos.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1069
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JONH LUCAS TORRES ALBUQUERQUE.pdf1.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.