Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1143
Title: Poços tubulares como solução de abastecimento de água: o caso do município de Tamboril – CE.
Authors: ALVES JÚNIOR, Mauro Cavalcante
metadata.dc.contributor.advisor: ANDRADE, Paula Nobre de
Issue Date: 2021
Citation: ALVES JÚNIOR, Mauro Cavalcante. Poços tubulares como solução de abastecimento de água: o caso do município de Tamboril – CE. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: A utilização de poços tubulares surge como relevante alternativa de abastecimento em municípios do Nordeste brasileiro, que sofrem com os efeitos da estiagem e com os recursos hídricos insuficientes para atender sua demanda populacional. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar os poços tubulares profundos utilizados como solução de abastecimento de água e contribuir com a melhoria da gestão, distribuição e tratamento da água subterrânea disponibilizada para a população da Sede do município de Tamboril. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso. Como objeto de estudo, tem-se o referido município, de pequeno porte, localizado no Ceará, o qual possui clima semiárido e apresenta, geralmente, precipitação deficitária. A realização desse trabalho ocorreu em quatro etapas: referencial teórico, caracterização do ambiente de pesquisa, coleta de dados e análise dos dados. A coleta de dados foi realizada a partir de dados secundários produzidos pela CAGECE. As variáveis coletadas foram: quantidade de poços, vazão dos poços, volume de água coletado e qualidade da água. Por fim, os dados foram organizados e analisados no Microsoft Excel. Os parâmetros foram: incidência de problemas na rede, índice de perdas na rede, pressão na rede e demanda atendida. A discussão foi embasada na literatura científica da área. Na Sede, há o registro de 42 poços perfurados de domínio público. Os resultados apontaram: falta de planejamento dos gestores públicos, ineficiência do tratamento da água e falta de estrutura adequada dos poços. Ressalta-se que a qualidade da água distribuída à população tamborilense, durante a utilização dos poços, obteve os piores dados registrados de relevância sanitária, como CRL, Escherichia Coli, turbidez, cor e coliformes totais. Portanto, cabe aos gestores públicos, responsáveis pelo controle e gestão dos recursos hídricos, acompanharem e planejarem, com antecedência, medidas de enfretamento a seca ou estiagem, para que o município garanta um abastecimento hídrico de qualidade para toda população.
Keywords: Poços tubulares
Abastecimento de água
Tamboril-CE
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1143
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mauro Cavalcante Alves Junior.pdf3.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.