Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1144
Title: Proposta simplificada de aterro sanitário para o município de Barro – CE.
Authors: MAGALHÃES, Pedro Augusto Araújo
metadata.dc.contributor.advisor: ANDRADE, Paula Nobre de
Issue Date: 2021
Citation: MAGALHÃES, Pedro Augusto Araújo. Proposta simplificada de aterro sanitário para o município de Barro – CE. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: A inadequação de disposição final de RSU, expõe a população e o ambiente a vários problemas socioambientais, como a degradação ambiental, aumento dos vetores de doenças relacionadas a problemas sanitários, além de possível exposição direta de agentes nocivos a seres humanos e animais. No Brasil, foi proibido a utilização de lixões e aterros controlados para disposição final de RSU desde 2010, devido a promulgação da lei de Nº 12305/2010. Porém no país foram gerados 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos apenas no ano de 2018. Desse total, 92% (72,7 milhões de toneladas) foi coletada no local de geração enquanto o restante não teve nenhum tipo de coleta ou tratamento adequando, representando um total alarmante de 6,3 milhões de toneladas de RSU não coletados. Além disso, o maior problema a ser observado é a destinação final dos resíduos sólidos coletados, pois apenas 59,5% (43,3 milhões de toneladas) desses tem destinação em aterros sanitários, sendo os outros 40,5% (29,5 milhões de toneladas) despejados em locais impróprios como lixões e aterros controlados. O objetivo desse trabalho é propor um projeto simplificado de aterro sanitário de pequeno porte para o município de Barro – CE seguindo as orientações da NBR 15849/2010. A cidade segue o exemplo de várias cidades de pequeno porte, onde apresentam baixa arrecadação financeira, pouco ou nenhuma infraestrutura em saneamento básico e baixo índice populacional e educacional. Apesar disso seus índices de coleta dos resíduos sólidos urbanos são satisfatórios, porém a destinação final ainda é feita no lixão municipal, gerando diversos problema socioambientais. O aterro sanitário de pequeno porte, é uma boa solução para a problemática da disposição inadequada de resíduos no município, devido a sua simplicidade de construção e de operação, sendo a melhor alternativa para disposição final de resíduos sólidos, em comparação aos lixões e aterros controlados, pois armazena de forma segura os resíduos, minimizando assim os danos causados por eles quando dispostos de forma incorreta.
Keywords: Aterro de pequeno porte
RSU
Barro-CE
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1144
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedro Augusto Araújo Magalhães.pdf2.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.