Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1200
Title: Estudo dos possíveis impactos sobre os recursos hídricos causados pela extração de urânio na região de Santa Quitéria.
Authors: LIBERATO, José Ismael Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor: CARVALHO, Elayne Valério
Issue Date: 2021
Citation: LIBERATO, José Ismael Fernandes. Estudo dos possíveis impactos sobre os recursos hídricos causados pela extração de urânio na região de Santa Quitéria. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: A extração de urânio, assim como qualquer atividade mineradora e econômica, é detentora de dois lados, um positivo e um negativo. Enquanto ocorre o desenvolvimento econômico da região onde a mina é instalada, é observado o rápido processo de degradação resultante da extração do minério, como poluição dos recursos hídricos, do solo e de outros elementos naturais da localidade. Portanto, este estudo tem como propósito realizar um levantamento de informações e avaliar os possíveis impactos resultantes da atividade mineradora de urânio na potabilidade da água de poços no entorno da mina de urânio localizada na cidade de Santa Quitéria-CE, na região Nordeste do Brasil. Para isso, foram coletadas amostras de água de três poços próximos à região da mina. A partir dos resultados obtidos pelo ensaio físico-químico, foi possível concluir que o urânio em grande incidência, principalmente nas áreas mais próximas da mina de Itataia, como o caso da comunidade de Queimadas, contribui de forma significativa e expressiva nas mudanças dos valores de alguns parâmetros analisados, tornando a água daquela região, uma substância com baixa potabilidade, sendo prejudicial para a saúde humana, quando consumido em um período longo de vida.
Keywords: Urânio
Mineração
Recursos hídricos
Impactos ambientais
Potabilidade
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1200
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José Ismael Fernandes Liberato.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.