Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1210
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Lucas Cavalcante de | - |
dc.contributor.author | ROCHA, Rochelly Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-23T16:02:17Z | - |
dc.date.available | 2021-09-23T16:02:17Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Rochelly Silva. Análise do uso da faixa de domínio: estudo nas rodovias estaduais do Ceará. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1210 | - |
dc.description.abstract | A faixa de domínio como um dos elementos de compõe a seção transversal de uma rodovia, é um segmento de suma importância para contribuir com a engenharia de tráfego. Assim, este trabalho analisou a utilização da faixa de domínio no estado do Ceará, averiguando os valores arrecadados pelos acessos e engenhos publicitários, contanto, foram estudadas três rodovias estaduais do Ceará, a CE-040, CE-060 e CE-085 em perímetro urbano e rural, simulando e fazendo comparativos dos dados coletados das CE’S nas BR-020, BR-116 e BR-222, as quais foram baseadas nas leis e normas de cada tipo de rodovia. A pesquisa buscou promover estudos sobre a faixa de domínio voltados a análise da magnitude dos valores arrecadados, visto que o gerenciamento desde a utilização até a fiscalização é de suma importância para a engenharia de tráfego. Assim, foram estudados trechos de cada rodovia estadual em zonas rurais e urbanas, calculando os valores que são pagos por entidade particulares para o governo por utilizar o espaço da via pública para alocar seu empreendimento, seja um acesso, principalmente apresentado por postos de combustíveis e engenhos publicitários. Dessa forma, ao fazer a análise, por meio das equações que são utilizadas para obter a taxa de licenciamento, foi possível perceber que nos trechos estudados o valor cobrado no estado do Ceará no perímetro urbano é elevado, quando comparado às zonas rurais e às rodovias federais, dessa forma, esse alto valor pode ocasionar a dívida desse pagamento, somando-se com a falta de fiscalização, acarretando assim, a imprudência do uso do uso da faixa de domínio. Ou seja, é possível perceber que o uso da faixa de domínio relaciona-se desde a falta de fiscalização, aos altos valores de arrecadação, até a implantação indevida de empreendimentos, dessa forma, existe a necessidade de mudança nos valores cobrados da faixa de domínio para que exista uma forma de acompanhamento dos órgãos fiscalizadores que seja mais abrangente e eficaz. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Faixa de domínio | pt_BR |
dc.subject | DNIT | pt_BR |
dc.subject | SOP | pt_BR |
dc.subject | Projeto Geométrico | pt_BR |
dc.subject | Valor de Remuneração | pt_BR |
dc.title | Análise do uso da faixa de domínio: estudo nas rodovias estaduais do Ceará | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.title.ingles | Analysis of the use of the right-of-way: a study on state highways in Ceará. | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | The right of way as one of the elements that composes the cross section of a road, is an extremely important segment to contribute to traffic engineering. Thus, this work analyzed the use of the right of way in the state of Ceará, investigating the values collected by accesses and advertising devices, therefore, three state road in Ceará were studied, CE-040, CE-060 and CE-085 in urban and rural perimeter, simulating and making comparisons of data collected from CE'S on BR-020, BR-116 and BR-222, which were based on the laws and regulations of each type of road. The research sought to promote studies on the right of way directed at analysis of the magnitude of collected values, since management from use to inspection is of paramount importance for traffic engineering. Thus, parts of each state road in rural and urban zones were studied, calculating the values that are paid by private entities to the government for using public road space to allocate their enterprise, be an access, mainly presented by gas stations and advertising devices. Thus, when doing the analysis, through the equations that are used to obtain the license fee, it was possible to notice that the values charged in the state of Ceará in the urban perimeter is high, when compared to rural areas and federal roads, thus, this high value can lead to debt for this payment, adding to the lack of inspection, thus causing, the imprudence to use the right of way. That is, it is possible to see that the use of the right of way is related from the lack of inspection, to the high collection values, even the improper implementation of enterprises, thus, there is a need to change the fees charged for the right of way so that there is a way of monitoring the inspection bodies that is more comprehensive and effective. | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rochelly Silva Rocha.pdf | 1.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.