Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1213
Title: Um modelo paramétrico como ferramenta de apoio para análise dos custos de implantação de sistemas domóticos
Authors: PEREIRA, Victor Hugo Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: QUESADO FILHO, Nelson de Oliveira
Issue Date: 2021
Citation: PEREIRA, Victor Hugo Rodrigues. Um modelo paramétrico como ferramenta de apoio para análise dos custos de implantação de sistemas domóticos. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: A automação é algo presente na história da humanidade e desde os primórdios há relatos que o homem sempre buscou um meio para substituir o trabalho braçal por algo automatizado. A domótica é o segmento da automação que é voltada para residências, mas o objetivo da domótica não é apenas automatizar os sistemas de uma casa, mas sim, tornar a residência inteligente, com capacidade de funcionar conforme as necessidades de seus usuários. O presente trabalho tem como objetivo principal elaborar uma planilha eletrônica que seja capaz de servir como um modelo paramétrico para os custos de implantação de sistemas domóticos. Para alcançar o objetivo do trabalho foram feitas pesquisas bibliográficas, reuniões remotas e pesquisas de mercado com o intuito de levantar os dados necessários para criar o modelo paramétrico através da manipulação dos dados por meio de planilhas eletrônicas. Os resultados obtidos foram satisfatórios e supriram os objetivos previstos no trabalho, portanto foi concluído que a planilha pode ser utilizada como um modelo paramétrico para a implantação de sistemas domóticos.
Keywords: Automação
Domótica
Modelo Paramétrico
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1213
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Victor Hugo Rodrigues Pereira.pdf1.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.