Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1234
Title: Centro de auxílio a pessoas em situação de rua: a rearquitetura da escola Jesus, Maria e José
Authors: ABREU, Carlos Emmanuel dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: OLIVEIRA, Cláudia Sales de Alcântara
Issue Date: 2021
Citation: ABREU, Carlos Emmanuel dos Santos. Centro de auxílio a pessoas em situação de rua: a rearquitetura da escola Jesus, Maria e José. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: O presente trabalho contextualiza, o panorama nacional e regional, a situação das pessoas em situação de rua, problematizando a precariedade em que vivem esses indivíduos, as dificuldades em ter o cumprimento dos direitos garantidos por lei e a falta de visibilidade diante do poder público e da sociedade; invisibilidade essa que origina problemas de exclusão social e dificuldades ao acesso à rede básica de saúde pública. Em paralelo, abordamos a precariedade em que se encontra o patrimônio cultural edificado da cidade de Fortaleza, mais especificamente a Escola Jesus, Maria e José (EJMJ), compreendendo o seu contexto histórico, sua importância e o seu atual estado de conservação. Embasado nessas duas temáticas, objetiva-se, com a elaboração deste trabalho, desenvolver um anteprojeto arquitetônico de um centro de auxílio a pessoas em situação de rua, no bairro Centro de Fortaleza, no prédio da Escola Jesus, Maria e José, restaurando a edificação a partir da rearquitetura. Como metodologia, utilizou-se da coleta e análise de dados apanhados a partir de uma revisão de literatura de teses, dissertações, documentos oficiais, censos, artigos, sites, revistas e jornais, que retratam as temáticas deste trabalho. Foram feitas análises de projetos de referências, visitas ao prédio da EJMJ para mapeamento dos danos e um estudo de caso na casa São Francisco, da Obra Lumen, utilizando o método Walkthrough para análise do espaço. Desenvolveu-se ainda o diagnóstico físico, legislativo e urbano do entorno e do imóvel para subsidiar a proposição a partir das técnicas do restauro. Ao final desse processo, pôde-se perceber que o bairro Centro carece de atenção, tanto com o patrimônio cultural edificado, quanto com a população em situação de rua, e que a presente propositura se constitui como possibilidade de solução viável para minimizar tais questões.
Keywords: Rearquitetura
Restauro
Patrimônio Edificado
Situação de rua
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1234
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carlos Emmanuel dos Santos Abreu.pdf97.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.