Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1272
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPEIXOTO, Raquel Autran Coelho-
dc.contributor.authorFERREIRA, Lucas Fortaleza de Aquino-
dc.date.accessioned2022-02-17T13:43:09Z-
dc.date.available2022-02-17T13:43:09Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFERREIRA, Lucas Fortaleza de Aquino. Desenvolvimento e avaliação de aplicativo para monitoramento da saúde mental de estudantes universitários. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1272-
dc.descriptionFERREIRA, Lucas Fortaleza de Aquino. Desenvolvimento e avaliação de aplicativo para monitoramento da saúde mental de estudantes universitários. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.description.abstractCerca de 15 a 30% dos acadêmicos apresentarão algum transtorno mental durante a formação. Estudantes de cursos da área da saúde estão entre os que têm índices mais relevantes de depressão, ansiedade, estresse e tentativas de suicídio. Entretanto, a maioria não procura tratamento especializado, seja por não saber que possui um problema de saúde ou por conta dos estigmas a respeito de transtornos mentais. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar um aplicativo para smartphone que facilite a triagem e o acompanhamento de sintomas emocionais e fatores associados à saúde mental de universitários. Trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada, com desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica, constituída por questionários autoaplicáveis (sobre depressão, ansiedade, estresse, insônia e sedentarismo) com escalas e orientações de quando procurar ajuda profissional, além de materiais educativos de promoção à saúde mental. O aplicativo móvel, denominado de AcompanhaMente, foi desenvolvido e disponibilizado para plataformas Android e iOS. Após testarem o aplicativo, 31 estudantes de medicina responderam questionários de usabilidade e satisfação, sendo encontrados ótimos resultados. O valor de escore médio da escala de usabilidade (System Usability Scale) foi de 84. Todos os alunos relataram que ficaram satisfeitos com o aplicativo. A boa usabilidade do aplicativo sugere que ele possa vir a auxiliar estudantes de medicina quanto à identificação precoce e busca de auxílio para tratamento de transtornos mentais prevalentes. Mais pesquisas são necessárias para investigar estratégias seguras e eficazes na promoção de saúde mental de universitários.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAplicativos Móveispt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectSaúde do Estudantept_BR
dc.subjectEstudantes de Ciências da Saúdept_BR
dc.titleDesenvolvimento e avaliação de aplicativo para monitoramento da saúde mental de estudantes universitáriospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesDevelopment and evaluation of an application for monitoring the mental health of university studentspt_BR
dc.description.resumo_abstractAbout 15 to 30% of students will have some mental disorder during their training. Undergraduate students of health courses are among those with the most relevant rates of depression, anxiety, stress and suicide attempts. However, most of them do not seek specialized treatment, either because they do not know they have a health problem or because of stigmas about mental disorders. The objective of this study was to develop and evaluate a smartphone application that facilitates the screening and monitoring of emotional symptoms and factors associated with mental health among university students. This is an applied research, with the development of a technological tool, consisting of self-administered questionnaires (on depression, anxiety, stress, insomnia and sedentary lifestyle) with scales and guidelines on when to seek professional help, in addition to educational materials to promote mental health. The mobile app, called AcompanhaMente, was developed and made available for Android and iOS platforms. After testing the application, 31 medical students answered usability and satisfaction questionnaires, with excellent results. The average score value of the usability scale (System Usability Scale) was 84. All students reported that they were satisfied with the application. The app’s good usability suggests that it can help medical students to identify early and seek help for the treatment of prevalent mental disorders. More research is needed to investigate safe and effective strategies for promoting the mental health of college students.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS FORTALEZA DE AQUINO FERREIRA.pdf2.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.