Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1275
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucas Cavalcante de-
dc.contributor.authorARAÚJO FILHO, José Wilton Ribeiro-
dc.date.accessioned2022-03-14T12:01:34Z-
dc.date.available2022-03-14T12:01:34Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationARAÚJO FILHO, José Wilton Ribeiro. O estado da arte sobre aplicação de novas tecnologias no gerenciamento de pavimento. Monografia (Curso de Engenharia Civil). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1275-
dc.description.abstractO Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) foi criado e desenvolvido nos Estados Unidos da América em meados dos anos 70, com a intenção e a carência de melhorar a preservação das rodovias. O SGP é um processo que engloba todas as atividades que tem como função fornecer e manter os pavimentos em um nível adequado de serventia e ser funcional. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento sistemático das novas tecnologias na avaliação estrutural e funcional dos pavimentos rodoviários. Todo procedimento metodológico utilizado nesse trabalho foi realizado por meio do software StArt, no qual para se obter uma base de dados relevantes precisou determinar as questões da pesquisa, em seguida foi definido as palavras-chaves que seriam consideradas relevantes, e assim o programa fez uma seleção dos artigos que eram pertinentes ao trabalho. Dentre os artigos selecionados, três deles abordaram tecnologias utilizando imagens para fazer a captura dos defeitos da via, um utilizou aplicativo de celular acoplado a um veículo e dois operaram veículos portadores de perfilômetros e deflectômetros. Constatou-se que, tecnologias existentes podem ser úteis tanto para ganhar eficiência quanto para aumentar a acurácia no gerenciamento de pavimento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectGerenciamento.pt_BR
dc.subjectTecnologia.pt_BR
dc.titleO estado da arte sobre aplicação de novas tecnologias no gerenciamento de pavimentospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesThe state of the art on the application of new technologies in pavement managementpt_BR
dc.description.resumo_abstractThe Pavement Management System (PMS) was created and developed in the United States of America in the mid-1970s with the intention and need to improve the preservation of highways. The PMS is a process that encompasses all the activities that have the function of providing and maintaining sidewalks at an adequate level of serviceability and being functional. The objective of this work was to perform a systematic survey of new technologies in the structural and functional evaluation of road sidewalks. All the methodological procedure used in this work was carried out using the StArt software, in which in order to obtain a relevant database it was necessary to determine the research questions, then it was defined the keywords that would be considered relevant, and so the program made a selection of the articles that were pertinent to the work. Among the selected articles, three of them addressed technologies using images to capture the defects of the road, one used a cell phone application coupled to a vehicle, and two operated vehicles with profilometers and deflectometers. It was found that existing technologies can be useful both to gain efficiency and to increase the accuracy of sidewalk management.pt_BR
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José Wilton Ribeiro Araújo Filho.pdf951.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.