Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1310
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Patrícia Maria Costa de-
dc.contributor.authorROCHA, Ana Lívia de Barros-
dc.date.accessioned2022-04-07T17:19:51Z-
dc.date.available2022-04-07T17:19:51Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationROCHA, Ana Lívia de Barros. Desenvolvimento e avaliação de aplicativo móvel com gamificação como recurso educacional em otorrinolaringologia para médicos residentes. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1310-
dc.description.abstractAs transformações humanas na forma de pensar, agir e se organizar, demandam um constante processo de adaptação e readaptação por parte dos indivíduos nas diversas realidades em que estão inseridas. As características das novas gerações, os avanços de tecnologias digitais de informação e comunicação, os desafios da formação médica especializada e o estilo de vida da humanidade no século XXI, refletem-se nas formas de ensinar e aprender, assim como na compreensão, desenvolvimento e incorporação de técnicas e métodos que possibilitem um aprendizado mais equilibrado com outros âmbitos da vida do aprendiz, buscando aliança entre saúde física, mental e bem-estar. Neste projeto, desenvolveu-se um aplicativo móvel com os componentes de gamificação, como ferramenta auxiliar de ensino para médicos residentes de Otorrinolaringologia, e analisou-se sua usabilidade, seu conteúdo e seu impacto nos afetos dos participantes. Inicialmente, realizou-se uma análise de demanda em que se identificou que as subáreas de Medicina do Sono e Estomatologia foram apontadas por mais de 30% dos participantes como aprendizado insatisfatório em todos os campos analisados. Observou-se que a maioria dos participantes (86,1%) considerou o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TIDC) importantes para seu aprendizado durante a residência (p<0,05). Verificou-se que houve uma redução na percepção de que a residência médica valoriza/valorizou as repercussões dos seus afetos no aprendizado durante a residência, de 50%, no grupo dos Otorrinolaringologistas, para 8,3%, no grupo dos residentes (p<0,05). Na avaliação pelos juízes, obteve-se um System Usability Scale (SUS) de 82,92; Net Promoter Score (NPS) de 96,66%; e Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde (IVCES) de 83,11. Na avaliação pelos residentes, obteve-se uma pontuação na escala SUS de 82,14; IVCES de 61,67; e, Positive and Negative Affect Scale Versão Reduzida para Português (PANAS - VRP) de 18,50 para os afetos positivos e 9,43 para os afetos negativos. Conclui-se que o aplicativo denominado Otogame ® possui usabilidade excelente e predominância dos afetos positivos durante o uso, mas demanda aprimoramento de conteúdo com maior direcionamento para as subáreas de Medicina do Sono e Estomatologia, com questões comentadas e elaboradas em contextualização com casos clínicos visando atingir patamares mais altos da pirâmide de Kirkpatrick e da Taxonomia de Bloom.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOtorrinolaringologiapt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectAplicativos Móveispt_BR
dc.titleDesenvolvimento e avaliação de aplicativo móvel com gamificação como recurso educacional em otorrinolaringologia para médicos residentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesDevelopment and evaluation of a mobile application with gamification as an educational resource in otolaryngology for medical residentspt_BR
dc.description.resumo_abstractHuman transformations in the way of thinking, acting and organizing, demand a constant process of adaptation and readaptation on the part of individuals in the different realities come to take place. The characteristics of the new generations, the advances in digital information and communication technologies, along with de challenges of specialized medical training and the lifestyle of humanity in the 21st century, are reflected in teaching and learning, as well as in the understanding, development and incorporation of techniques and methods that allow a more balanced learning with other areas of the apprentice's life, seeking an alliance between physical, mental health and well-being. For this study, a mobile application was developed with gamification components, as an auxiliary teaching tool for Otolaryngology medical residents, along with its usability, content and impact on the affection of the participants were analyzed. At first, a demand analysis was carried out in which the subareas of Sleep Medicine and Stomatology identified by more than 30% of the participants as unsatisfactory learning in all fields analyzed. It was observed that the majority of the participants (86.1%) considered the use of digital information and communication technologies (TIDC) important for their learning during the residency (p <0.05). Also, it was found that there was a reduction in the perception that the medical residency values/valued the repercussions of their affections on learning during the residency, from 50%, in the group of otorhinolaryngologists, to 8.3% in the group of residents (p <0, 05). Two groups were considered for the assessment. In the evaluation by the judges, a System Usability Scale (SUS) of 82,92 was obtained; Net Promoter Score (NPS) of 96.66%; and a Health Education Content Validation Instrument (IVCES) score of 83,11 came as a result. In the evaluation by the residents, a SUS scale score on the SUS scale of 82,14 was obtained; an IVCES of 61,67; and Positive and Negative Affect Scale Short Version for Portuguese (PANAS-VRP) of 18.50 for positive affection and 9.43 for negative affection. The results showed that Otogame has excellent usability and a predominance of positive affects during use, however, it demands improvement of content with a greater focus on the areas of Sleep Medicine and Stomatology, with commented questions and elaborated in context with clinical cases aiming to reach higher levels of the Kirkpatrick’s pyramid and Bloom's Taxonomy.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA LÍVIA DE BARROS ROCHA.pdf3.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.