Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1332
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGERHARD, Felipe-
dc.contributor.authorSILVA FILHO, Egidio Antônio Ferreira da-
dc.date.accessioned2022-05-31T12:47:13Z-
dc.date.available2022-05-31T12:47:13Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Egidio Antônio Ferreira da. Análise do impacto da pandemia sobre o varejo: um estudo no contexto brasileiro. 2021. Monografia (Graduação em Administração) - Centro Universitário Christus. Fortaleza, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1332-
dc.description.abstractO ano de 2020 foi marcado pela chegada da pandemia da COVID-19, a qual tem causado repercussões até os dias atuais. O setor varejista foi bastante prejudicado com a queda das vendas no período de isolamento social. De fato, mesmo com as medidas criadas para conter o avanço do vírus, foi inevitável a perda de vidas, a redução de empregos e a diminuição da renda. Devido ao seu caráter complexo, a pandemia se caracteriza como um fenômeno perverso, desencadeando múltiplas consequências em âmbito social, ambiental e econômico. Com efeito, este artigo teve como objetivo impacto de fenômenos perversos (pandemia) sobre o consumo varejista no contexto brasileiro. Para alcançá-lo, um estudo quantitativo foi realizado por meio da análise de dados secundários sobre as vendas do varejo em âmbito nacional, aplicando-se as técnicas de Análise de Variância (ANOVA) one-way e two-way. Com base na análise dos resultados, foi comprovada a queda das vendas de forma significativa, analogamente ao aumento das restrições durante o período de quarentena. Apesar desse contexto de malefícios, no período de relaxamento os índices de vendas obtiveram um avanço notório. No entanto, esses avanços foram sentidos mais fortemente apenas pelos estados que possuíam um maior nível de estruturação socioeconômica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectFenômenos Perversospt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectIsolamento Socialpt_BR
dc.subjectEstados Brasileirospt_BR
dc.titleAnálise do impacto da pandemia sobre o varejo: um estudo no contexto brasileiropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesAnalysis of the impact of the pandemic on retail: a study in the Brazilian contextpt_BR
dc.description.resumo_abstract2020 was a year marked by the COVID-19 pandemic, which has had repercussions to current days. The retail sector was seriously affected by the drop in sales during the period of social isolation. In fact, even with the measures addressed to prevent the spread of the virus, the loss of lives, the reduction of jobs and the decrease in income were inevitable. Due to its complex nature, the pandemic is characterized as a wicked problem, triggering multiple consequences in the social, environmental, and economic spheres. Indeed, this article aimed at the impact of a wicked problem (pandemic) on retail consumption in the Brazilian context. To achieve this objective, a quantitative study was carried out through statistical analysis of secondary data on retail sales nationwide, applying the techniques of Analysis of Variance (ANOVA) one-way and two-way. Based on the results, a significant drop in sales occurred during the period of restrictions over the quarantine period. Despite this context of harm, during the period of reopening of commerce, the sales rates had a notable advance. However, these advances were felt more strongly only by the states that had a higher level of socioeconomic structure.pt_BR
Appears in Collections:Administração (EaD) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Egidio Antônio Ferreira da Silva Filho.pdfTCC Egidio Antônio Ferreira da Silva Filho248.3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.