Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1414
Title: Isso que queima e dura: uma leitura psicanalítica da experiência de hospitalização do paciente queimado
Authors: ALCOFORADO, Beatriz Austregésilo Guedes
metadata.dc.contributor.advisor: LEITE, Darla Moreira Carneiro
Issue Date: 2022
Citation: ALCOFORADO, Beatriz Austregésilo Guedes. Isso que queima e dura: uma leitura psicanalítica da experiência de hospitalização do paciente queimado. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Abstract: A queimadura é uma lesão que decorre de fontes como energia térmica, química ou elétrica, capazes de efetuar calor excessivo que danifica os tecidos corporais, resultando em morte celular. A hospitalização pode ser indutor de sofrimento psíquico devido a condição de vulnerabilidade do corpo e a insegurança quanto aos prognósticos. Esta pesquisa teve como objetivo analisar de forma exploratória a experiência de hospitalização de pacientes queimados a partir de suas narrativas fundamentadas na perspectiva psicanalítica, a partir da definição do processo de hospitalização para o paciente queimado e caracterização dos sujeitos acometidos por queimaduras. Foram realizadas 5 entrevistas com pacientes hospitalizados em um centro de tratamento de queimados em um hospital de urgência e emergência da Rede Municipal de Saúde de Fortaleza, referência no Norte e Nordeste em trauma de alta complexidade, tendo os dados submetidos à análise temática, identificadas e analisadas a partir da perspectiva psicanalítica. Foi observado os aspectos contraditórios e a repetição presentes nas falas dos participantes, sendo referenciado a partir do que Freud traz sobre a “negação” e o “lembrar, repetir e perlaborar”, sobre a sensação do “estar preso” e do tempo que foi interceptado devido a hospitalização por queimadura, referenciado a partir do tempo lógico, urgência subjetiva e o instante catastrófico, a demanda de processo de luto, corporal e estilo de vida, que uma vivência de queimadura ocasiona, a vivência de desamparo devido às impossibilidades vividas no ambiente hospitalar, a presença do outro como possibilidade de auxílio no processo de recuperação e por fim, a religião e sua função de acolher o sujeito desamparado e desprotegido.
Keywords: Psicologia hospitalar
Queimadura
Psicanálise
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1414
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEATRIZ AUSTREGESILO GUEDES ALCOFORADO.pdf304.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.