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dc.contributor.advisorFERREIRA, Mara Aguiar-
dc.contributor.authorBRITO, Leticia Freire de-
dc.date.accessioned2022-12-26T11:48:21Z-
dc.date.available2022-12-26T11:48:21Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBRITO, Leticia Freire de. Clima organizacional do segmento comércio varejista: um estudo de caso. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1417-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar o clima organizacional do segmento comércio varejista, mensurando as percepções dos colaboradores de uma organização do comércio, localizada no Município de Fortaleza, a respeito do clima organizacional, com a finalidade de avaliar as dimensões que compõem o clima organizacional em um segmento comércio varejista. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para aprofundar dos autores que abordam a temática voltada para sobre o clima organizacional, correlacionando com a cultura das organizações. O percurso metodológico se desenvolveu através de uma abordagem quantitativa, na modalidade de estudo de caso, utilizando-se da Escala de Clima Organizacional (ECO), da autora Martins (2004). A amostra da pesquisa teve participação de quinze colaboradores das áreas do e-commerce, marketing e SAC. A ECO foi segmentada em cinco categorias para realizar a análise: Apoio da chefia e da organização, Recompensa, Conforto físico, Controle/pressão no trabalho e Coesão entre colegas. Certificou-se, por meio da análise teórica, que as categorias Conforto físico e Coesão entre colegas são as que mais apontam indicadores que afirmam o clima como bom, apesar das lacunas existentes. As categorias Apoio da chefia e da organização, Recompensa e Controle/pressão no trabalho apresentam indícios de um clima que pode ocasionar estresse no ambiente de trabalho, pois aspectos como o controle exagerado da organização sobre o colaborador e a falta de recursos para qualidade das tarefas e produtividade evidenciam que vir a comprometer o clima. Contudo, mudanças organizacionais, não planejadas e sem a participação dos integrantes, são abordadas como aspectos negativos que influenciam para um clima ruim.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectClima organizacionalpt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectComércio Varejistapt_BR
dc.titleClima organizacional do segmento comércio varejista: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesOrganizational climate of the retail trade segment: a case studypt_BR
dc.description.resumo_abstractThis study aims to analyze the organizational climate of the retail trade segment, measuring the perceptions of employees of a trade organization, located in the city of Fortaleza, regarding the organizational climate, with the purpose of evaluating the dimensions that make up the organizational climate in a retail trade segment. Initially, a bibliographical research was carried out to deepen the authors that approach the theme focused on the organizational climate, correlating with the culture of the organizations. The methodological course was developed through a quantitative approach, in the form of case study, using the Organizational Climate Scale (OCO), by the author Martins (2004). The research sample had the participation of fifteen employees from the areas of e-commerce, marketing and Customer Service. ECO was segmented into five categories to carry out the analysis: Support from management and the organization, Reward, Physical comfort, Control/pressure at work and Cohesion among colleagues. It was verified, through theoretical analysis, that the categories Physical comfort and Cohesion among colleagues are the ones that most indicate indicators that affirm the climate as good, despite the existing gaps. The categories Support from management and the organization, Reward and Control/pressure at work show signs of a climate that can cause stress in the work environment, as aspects such as the organization’s exaggerated control over the employee and the lack of resources for the quality of tasks and productivity show that it will compromise the climate. However, organizational changes, unplanned and without the participation of members, are addressed as negative aspects that influence a bad climate.pt_BR
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