Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1429
Title: Influência do tratamento com Rituximabe na perda óssea alveolar induzida por ligadura em ratos
Authors: LIMA, Lia Vila Real
metadata.dc.contributor.advisor: NERI, Jiovanne Rabelo
Issue Date: 2023
Citation: LIMA, Lia Vila Real. Influência do tratamento com Rituximabe na perda óssea alveolar induzida por ligadura em ratos. 2023. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Abstract: O rituximabe é um anticorpo monoclonal quimérico anti-CD20, usado no tratamento de condições autoimunes e inflamações crônicas, o qual interfere no funcionamento dos linfócitos B, impedindo a diferenciação em plasmócitos e podendo estimular a liberação de citocinas e danos teciduais. Com isso, essas observações sugerem que o impacto da terapia com células B na doença periodontal, caracterizada por uma alteração imunoinflamatória, pode ser digno de uma investigação. O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência do tratamento com rituximabe na perda óssea alveolar induzida por ligadura em ratos. Para este fim, 35 ratos machos (180-220g) Wistar (Rattus norvegicus) foram divididos aleatoriamente em 5 grupos, a saber: um grupo sham, tratado com solução salina e não submetido ao modelo experimental de ligadura; um grupo controle negativo tratado com solução salina; e três grupos tratados com rituximabe em doses diferentes (R2.5 = rituximabe 2.5 mg / kg; R10 = rituximabe 10 mg / kg; R40 = rituximabe 40 mg / kg) por via subcutânea 24 horas antes da indução da DP por ligadura. Os animais foram pesados e acondicionados em sala escura com luz vermelha, aplicando, assim, a escala Grimace, para avaliação de desconforto e sofrimento durante o estudo. Posteriormente, os animais foram eutanasiados após 11 dias. No dia da eutanásia realizou-se a contagem total de leucócitos e a mensuração de variação de massa corpórea, sendo as hemimaxilas removidas subsequente para análise radiográfica. O grupo rituximabe apresentou perda de peso estatisticamente significante de forma dose dependente durante ao longo dos 11 dias – R10 e R40 (p=0,016). O grupo R40 apresentou elevados escores de Grimace quando comparado ao grupo salina e grupo sham (p=0,044). Do ponto de vista hematológico, os animais submetidos ao modelo de ligadura e tratados com salina apresentaram aumento do número de leucócitos circulantes em comparação com o grupo Sham (4588±116 células/mm³), e os grupos R2.5 e R10 dispuseram de redução significativa desse parâmetro, mas os animais do grupo R40 registraram um aumento significativo (p<0,001). Sob análise radiográfica foi verificado um efeito dose dependente do rituximabe acentuando a perda óssea alveolar em comparação aos grupos salina e sham, corroborando com os achados histológicos de perda óssea alveolar. Portanto, é possível concluir que as dosagens utilizadas do anticorpo monoclonal rituximabe, acentuaram a perda óssea induzida por ligadura em ratos, além de potencializarem uma resposta de dor nesses animais.
Keywords: Rituximabe
Doença Periodontal
Perda Óssea Alveolar
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1429
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIA VILA REAL LIMA.pdf944.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.