Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1472
Title: APLICAÇÃO DO MÉTODO LONDON ATLAS NA ESTIMATIVA DE IDADE DE JOVENS CEARENSES
Authors: MENDONÇA, Milena Rodrigues de Araújo
MARTINS, Naiara Luisa Peres
metadata.dc.contributor.advisor: CORREIA, Adriana de Moraes
Issue Date: 2022-12-15
Abstract: A obtenção da idade cronológica de indivíduos é uma questão de grande interesse social, sendo de suma importância em âmbito criminal e cível. Para estimar a idade cronológica de crianças e jovens, os métodos que utilizam a mineralização dos dentes são os mais confiáveis, visto que o desenvolvimento dentário, quando comparado com o desenvolvimento ósseo e maturidade sexual, é menos afetado por fatores ambientais e hormonais. Dentre os estudos em indivíduos jovens que estima a idade através do estudo do desenvolvimento dental, cita-se o método de London Atlas, que se trata de um processo de estimativa de idade onde utiliza-se um atlas, proposto por AlQahtani, Hector e Liversi. O presente trabalho visou a validação do método London Atlas, buscando resultados confiáveis e eficazes para estimar a idade de jovens cearenses. Foi aplicado o Método London para estimativa de idade em 200 radiografias panorâmicas digitais de jovens com idade cronológica entre 7 e 16 anos, de ambos os sexos, nascidos no estado do Ceará. Após a análise dos dados obtidos, verificou-se que o método apresenta bons resultados na população estudada para estimativa de idade com faixa etária de intervalo de 3 anos. Conclui-se, então, que o método London Atlas é de rápida e fácil aplicação, não exigindo material dispendioso, além de ser não invasivo e não destrutivo, mas que, em caso de estimativa de idade de faixa etária única, deve ser combinado com outros métodos para resultados mais eficazes.
Description: ALQAHTANI, Sakher J.; HECTOR, Mark P.; LIVERSIDGE, Helen M. Brief communication: The London atlas of human tooth development and eruption. American Journal of physical anthropology, v. 142, n. 3, p. 481-490, 2010. BÖNECKER, Marcelo. A importância da Odontologia Legal. Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas, v. 69, n. 2, p. 111-113, 2015. CESÁRIO, Ana Catarina Felgueiras. Estimativa médico-legal da idade pela mineralização e erupção dentária numa população portuguesa subadulta: validação do atlas de Schour & Massler e de Londres. 2014. Tese de Doutorado. em uma faculdade de estomatologia. De acordo com os resultados, Loayza Suárez (2020), quando são analisadas as faixas etárias de 7 a 10 anos ou para estimar a idade se indivíduos são maiores de 10 anos, pois a acurácia, sensibilidade e especificidade tiveram bons resultados, para ambos os sexos. CORLETT, Ismênia Alves et al. Graduandos em odontologia e seu primeiro contato com a estimativa de idade dental: um estudo piloto. Revista Brasileira de Odontologia Legal, v. 2, n. 1, 2015. COUTINHO, Ívina Silva. Aplicação do Método London Atlas para Estimativa de Idade em Crianças e Jovens Cearenses. [S. l.], p. 1-34, 3 nov. 2021. CUNHA, Eugénia; WASTERLAIN, Sofia. Estimativa da idade por métodos dentários. presented at the 2015. Coimbra, 2015. LOAYZA SUÁREZ, Diego Gonzalo. Eficacia del método de Schour & Massler y el método London Atlas en la estimación de edad dentaria de pacientes de una facultad de estomatología. 2020. VIEIRA, Murilo Correia Andrade et al. Análise radiográfica para estimativa de idade utilizando o método Demirjian em uma população do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Odontologia Legal, v. 3, n. 1, 2016. CRUZ VILLOTA, Leidy Manuela et al. Evaluación comparativa para determinar la precisión de los métodos de estimación de edad dental: Cameriere y Atlas de Londres, en un grupo de niños colombianos. 2021. LOAYZA SUÁREZ, Diego Gonzalo. Eficacia del método de Schour & Massler y el método London Atlas en la estimación de edad dentaria de pacientes de una facultad de estomatología. 2020. ROCHA, Beatriz de Carvalho Silva. Validação dos métodos London Atlas e de Demirjian para a estimativa da idade dentária na população portuguesa.
Keywords: Estimativa de idade
Radiografia panorâmica
London Atlas
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1472
Appears in Collections:Odontologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus BENFICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MILENAENAIARA.pdf3.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.