Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1497
Title: Desenvolvimento e validação de aplicativo para ensino de abordagem da dor em cuidados paliativos.
Authors: GONDIM, Andréa Silva
metadata.dc.contributor.advisor: PEIXOTO, Raquel Autran Coelho
Issue Date: 2023
Citation: GONDIM, Andréa Silva. Desenvolvimento e validação de aplicativo para ensino de abordagem da dor em cuidados paliativos. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Abstract: A avaliação da dor tem se tornado uma preocupação cada vez maior por parte dos profissionais de saúde. Este estudo objetivou desenvolver e avaliar um aplicativo para dispositivos móveis, voltado para o ensino de abordagem de dor para médicos residentes. Foi composto de duas fases, sendo a primeira caracterizada pela construção de aplicativo móvel para ensino, e a segunda, de intervenção quantitativa prospectiva. Médicos residentes utilizaram o aplicativo durante um mês, com avaliação de conhecimento antes e após o uso. Foram obtidas a usabilidade do aplicativo, por meio do System Usability Scale (SUS), e a satisfação dos médicos com o uso do aplicativo, por meio do Net Promoter Score (NPS). Os dados foram tabulados no Microsoft Office Excel para Windows® e posteriormente foram exportados para o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0 (IBM), no qual as análises foram realizadas adotando uma confiança de 95%. Foram expostos as frequências absolutas e o percentual dos resultados, os quais foram analisados pelo teste do qui-quadrado de Pearson. Para a análise qualitativa das avaliações dos médicos residentes, o conteúdo foi transcrito e organizado. Posteriormente, foram criadas nuvens de palavras para destacar as ideias centrais dos médicos sobre o aplicativo. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Christus (Unichristus), sob o parecer de número 5.517.196 / CAAE 47544321.1.0000.5049. Foi desenvolvido o PaliPain App, aplicativo constituído de casos clínicos de pacientes em cuidados paliativos com manifestações de dor, disponibilizado nas plataformas Android e iOS. Um total de 13 médicos residentes fizeram uso do aplicativo e participaram: 3 residentes de Medicina Paliativa, 2 de Geriatria e 8 de Clínica Médica. A média de acertos de questões no pré-teste sobre dor em Cuidados Paliativos, contendo 10 perguntas de múltipla escolha e descritivas, foi 6,08. Após manuseio do App, a média aumentou para 7,54. Na avaliação sobre a usabilidade do aplicativo, obtivemos a avaliação SUS média de 89,2, acima do nível considerado adequado de 70,0. Na avaliação de satisfação, 54% dos Médicos Residentes responderam com pontuação 10 à pergunta: “Em uma 6 escala de 0 a 10, quanto você recomendaria o aplicativo PaliPain a um amigo ou colega?”. 46% responderam com pontuação 7 ou 8. Dessa forma, a pontuação do NPS foi de 54%, o que classifica o aplicativo na Zona de Qualidade. Este aplicativo pode ser uma ferramenta útil para ensino de abordagem de dor para médicos residentes.
Keywords: manejo da dor
medicina paliativa
educação médica
aplicativos móveis
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1497
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRÉA SILVA GONDIM.pdf1.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.