Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1498
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAMPOS, Jocileide Sales | - |
dc.contributor.author | FORTES, Mayara Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-10T12:09:02Z | - |
dc.date.available | 2023-05-10T12:09:02Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | FORTES, Mayara Carvalho. Educasangueneo – aplicativo móvel para indicação de hemotransfusão em recém-nascidos. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1498 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Os recém-nascidos (RNs), particularmente os recém-nascidos pré-termo (RNPTs), são pacientes transfundidos frequentemente nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTINs). É um procedimento que, muitas vezes, salva vi-das; entretanto, não é isento de riscos, podendo ocorrer muitas complicações imediatas ou tardias. Por esse motivo, é válido avaliar criteriosamente qual o melhor momento para a prescrição desses hemocomponentes, se é real o benefício para o paciente e avaliar a segurança dessa terapia. As novas tecnologias estão gradativamente mais em evidência com repercussões na prática em saúde; a assistência avança, cada vez mais, com inovações tecnológicas para beneficiar uma melhor avaliação do paciente, estabelecer um diagnóstico precoce e aprimorar o melhor tratamento para o paciente. Associar o amplo campo da tecnologia para auxiliar na avaliação da indicação de transfusão de hemocomponentes em RNs, surge como fundamental nos dias de hoje; podendo ser valioso no apoio ao raciocínio clínico e na tomada de decisões dos profissionais das UTINs para uma assistência de qualidade. Objetivo: desenvolver e validar um aplicativo móvel de ensino, que oriente a indicação de transfusão de hemocomponentes em RNs. Metodologia: estudo descritivo, metodológico e analítico, com uma produção tecnológica baseada na engenharia de software. Foi desenvolvido um aplicativo móvel para orientar a indicação de hemotransfusão em RNs no Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS), em Fortaleza-CE, em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica (LIT) da UNICHRISTUS. O aplicativo foi validado através do Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde (IVCES), com a participação de 6 juízes especialistas. A usabilidade foi testada através da escala de usabilidade System Usability Scale (escala SUS), aplicada em 36 profissionais médicos. Resultados: Foi criado o aplicativo denominado EducasangueNeo. Para a validação, os 6 juízes especialistas responderam o IVCES e foi calculado o Indice de Validação de conteúdo (IVC), que obteve o resultado de 0,91, considerado ótimo. A usabilidade calculada através da percepção dos 36 profissionais médicos recebeu escore SUS de 95.8, dentro da melhor faixa de resultado possível. Conclusão: O aplicativo EducasangueNeo atingiu pontuação média de 95.8 pontos segundo a escala SUS, demonstrando, assim, uma excelente usabilidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos Móveis | pt_BR |
dc.subject | Recém-nascido Prematuro | pt_BR |
dc.subject | Transfusão de Componentes Sanguíneos | pt_BR |
dc.subject | Unidades de Terapia Intensiva Neonatal | pt_BR |
dc.subject | Transfusão de Sangue | pt_BR |
dc.title | Educasangueneo – aplicativo móvel para indicação de hemotransfusão em recém-nascidos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.title.ingles | Educasangueneo – mobile application for blood transfusion indication in newborns | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | Introduction: Newborns, particularly preterm newborns, are patients frequently transfused in Neonatal Intensive Care Units. It is a procedure that often saves lives; however, it is not risk-free, and many immediate or late complications may occur. For this reason, it is valid to carefully assess the best time to prescribe these blood components, whether it is a real benefit for the patient, and to assess the safety of this therapy. New technologies are increasingly in evidence with repercussions on health practice; because of that, assistance advances with technological innovations to benefit a better evaluation of the patient, establish an early diagnosis, and improve the best treatment for the patient. Associating the broad field of technology to assist in evaluating the indication for transfusion of blood components in new-borns is fundamental. It may be valuable in supporting clinical reasoning and decision-making by Intensive Care Units professionals to increase the quality of care. Objective: to develop and validate a mobile teaching application that helps indicate transfusion of blood components in newborns. Methodology: It is a descriptive, methodological, and analytical study with a technological production based on software engineering. A mobile application was developed to assist in the indication of blood transfusion at Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS), in Fortaleza-CE, in partnership with the Laboratory of Technological Innovation of UNICHRISTUS. The application was validated through the Health Educational Content Validation Instrument (IVCES), with the participation of 6 expert judges. Usability was tested using the System Usability Scale (SUS), applied to 36 medical professionals. Results: The application called EducasangueNEO was created. For validation, the six expert judges answered the IVCES, and the Content Validation Index was calculated, which obtained a result of 0.91, considered excellent. The usability calculated through the perception of the 36 medical professionals received a SUS score of 95.8, within the best possible result range. Conclusion: The EducasangueNEO application reached an average score of 95.8 points according to the SUS scale, thus demonstrating excellent usability. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MAYARA CARVALHO FORTES.pdf | 4.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.