Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1504
Title: Análise da influência das dimensões da sustentabilidade sobre a satisfação com a vida
Authors: FIGUEIREDO, Antonio Diego Alves de
metadata.dc.contributor.advisor: GERHARD, Felipe
Issue Date: 2022-12-20
Citation: FIGUEIREDO, A. D. A. Análise da influência das dimensões da sustentabilidade sobre a satisfação com a vida. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Curso de Administração, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Abstract: O desenvolvimento sustentável tem três pilares majoritários: ambiental, social e econômico. Em conjunto, tais pilares possuem o potencial de influenciar diretamente o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Seguindo esses princípios, a pesquisa tem como objetivo geral analisar a influência das dimensões da sustentabilidade, i.e., ambiental, social e econômico, sobre a satisfação com a vida individual. Para tal, os efeitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sobre a satisfação com a vida individual referentes a 127 países foram examinados por meio da construção de modelos de regressão múltiplas. Os resultados da análise revelam influências de valência tanto positiva quanto negativa de ODSs específicas sobre a satisfação com a vida. As relações significantes identificadas no primeiro modelo de regressão serviram de base para a construção de um segundo modelo voltado à análise das três dimensões da sustentabilidade sobre a satisfação com a vida. Com efeito, as dimensões social e econômica apresentaram efeitos positivos sobre a satisfação com a vida, ao passo que a dimensão ambiental apresentou impacto negativo. Os resultados destacam a complexidade presente na relação entre sustentabilidade e satisfação com a vida, revelando a necessidade de se intensificar os componentes tanto humanos quanto socioeconômicos na inter-relação entre os dois temas.
Keywords: Sustentabilidade
Satisfação com a vida.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1504
Appears in Collections:Administração (EaD) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Antonio Diego Alves de Figueiredo.pdfTCC Antonio Diego Alves de Figueiredo426.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.