Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1511
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Danilo Lopes Ferreira | - |
dc.contributor.author | SOBRAL, Juliana Barros de Oliveira Kubrusly | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-09T19:11:59Z | - |
dc.date.available | 2023-06-09T19:11:59Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SOBRAL, Juliana Barros de Oliveira Kubrusly. Fadiga zoom em estudantes da saúde em instituições de ensino superior do estado do Ceará no cenário de aprendizagem de ensino remoto emergencial durante a pandemia da covid-19 - prevalência e fatores associados. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1511 | - |
dc.description.abstract | A pandemia da Covid-19 trouxe ao mundo uma necessidade de adequação das nossas vidas a uma nova realidade, tal fato causou diferentes tipos de impactos nas mais diversas áreas. O âmbito da educação foi um dos que tiveram uma maior transformação. O objetivo do presente estudo foi investigar a prevalência de fadiga zoom e fatores associados entre estudantes da área saúde do ensino superior do estado do Ceará; avaliar a associação de metodologias ativas com fadiga de aprendizagem online entre estudantes de medicina e produzir um manual educacional do ensino remoto. A presente tese de mestrado insere-se no debate sobre fadiga zoom no âmbito educacional no estado do Ceará em Instituições de Ensino Superior (IES), por meio de um estudo quantitativo, descritivo, realizado em diversos cursos da área da saúde (em 781 estudantes entre 6 IES). Foi utilizada a escala Zoom Exhaustation & Fatigue Scale (ZEF) (FAUVILE et al., 2020) validada para o português brasileiro e com base na aplicação dessa escala. Evidenciou-se uma importante prevalência (48%) de fadiga zoom entre estudantes da área de saúde do Estado do Ceará, bem como predomínio no gênero feminino (68.9%). Ademais, demonstrou-se que como foi visto que a prevalência de fadiga de zoom atingiu alunos que utilizaram o modelo híbrido (56%) e os que utilizaram a metodologia PBL (41%), com diferença estatisticamente significativa (p valor=0,027). Visto isso, fez se necessário conhecer e fornecer instruções sobre como reduzir a fadiga através da videoconferência por meio de um manual educativo do ensino remoto, este foi produzido e dividido em sete capítulos que englobam: o ensino online, a pandemia do coronavírus, a fadiga zoom, a teoria da restauração atual, os planos de aula remota, as ferramentas do google para a sala de aula remota e a avaliação remota. Por fim, demonstrou-se que a participação em videoconferências deve ser ressignificada, dar preferência às metodologias ativas, principalmente na escolha para o ensino online. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | ensino À distancia | pt_BR |
dc.subject | Fadiga | pt_BR |
dc.subject | covid-19 | pt_BR |
dc.subject | estudos transversais | pt_BR |
dc.title | Fadiga zoom em estudantes da saúde em instituições de ensino superior do estado do Ceará no cenário de aprendizagem de ensino remoto emergencial durante a pandemia da covid-19 - prevalência e fatores associados | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.title.ingles | Zoom fatigue in health students at higher education institutions in the state of Ceará in the emergency remote learning landscape during the covid-19 pandemic - prevalence and associated factors | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | The Covid-19 pandemic brought to the world a need to adapt our lives to a new reality, this fact caused different types of impacts in the most diverse areas. The field of education was one of those that underwent the greatest transformation. The aim of the present study was to investigate the prevalence of zoom fatigue and associated factors among health students in the state of Ceará; to evaluate the association of active methodologies with online learning fatigue among medical students and to produce an educational manual on remote teaching. This master's thesis is part of the debate on zoom fatigue in the educational field in the state of Ceará in Higher Education Institutions (HEIs), through a quantitative, descriptive study, carried out in several courses in the health area (in 781 students among 6 HEIs). This work used the Zoom Exhaustation & Fatigue Scale (ZEF) (FAUVILE et al., 2020) validated for Brazilian Portuguese and based on the application of this scale. It was evident that the prevalence (48%) of zoom fatigue was high among students in the health area of the State of Ceará, as well as for females (68.9%). Furthermore, it was shown that, as seen, the prevalence of zoom fatigue reached students who used the hybrid model (56%) and those who used the PBL methodology (41%), with a statistically significant difference (p value=0.027). Added to this, there was a greater feeling of wanting to be alone (16.9 vs. 7.1%, respectively) and needing time to be alone after a videoconference (10.2 vs. 3.6%, respectively ). In this way, the importance of knowing and providing instructions on how to reduce fatigue through videoconferencing through an educational manual for remote teaching that it was divided into seven chapters that encompass: online teaching, the coronavirus pandemic, zoom fatigue, current restoration theory, remote lesson plans, google tools for remote classroom and remote assessment. Finally, it was demonstrated that participation in videoconferences should be re-signified, giving preference to active methodologies, especially when choosing online teaching. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JULIANA BARROS DE OLIVEIRA KUBRUSLY SOBRAL.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.