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dc.contributor.advisorPAIVA, Selênia Maria Feitosa e-
dc.contributor.authorSANTOS, Cintya Verônica de Sá Corrêa Aires-
dc.date.accessioned2023-06-13T15:53:46Z-
dc.date.available2023-06-13T15:53:46Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSANTOS, Cintya Verônica de Sá Corrêa Aires. O diagnóstico do transtorno do espectro autista na infância e suas repercussões na família. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1512-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é compreender o diagnóstico do autismo em crianças e suas repercussões nas relações familiares. Trata-se de um estudo qualitativo e de alcance exploratório feito por meio de uma revisão narrativa da literatura. Na exploração dos artigos analisados surgiram estas categorias temáticas: conceito do transtorno do espectro autista e suas características; diagnóstico do autismo: modelo biomédico/biopsicossocial e acompanhamento; e, as repercussões na família após o diagnóstico de autismo. Conclui-se que há a necessidade de um diagnóstico de TEA por profissionais da saúde que o compreendam pelo prisma da neurodiversidade para não reproduzir preconceitos e capacitismo. Nota-se a importância do modelo biopsicossocial em comparação ao modelo biomédico na promoção de cuidado, pois garante a autonomia das crianças e combate estigmas sociais, trabalhando com a família a busca da sua homeostase.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.titleO diagnóstico do transtorno do espectro autista na infância e suas repercussões na famíliapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesThe diagnosis of autism spectrum disorder in childhood and its repercussions in the familypt_BR
dc.description.resumo_abstractThe aim of this article is to analyze the diagnosis of autism and the repercussions on family relationships. Methods: This is a qualitative and exploratory study carried out through a bibliographical review of the literature. Results: A Central Thematic Unit was identified with respective categories: Concept of autism spectrum disorder and characteristics; autism diagnosis: biomedical/biopsychosocial model and follow-up; the repercussions on the family. Conclusions: There is a need for a diagnosis of ASD by health professionals who understand the autism spectrum disorder through the prism of neurodiversity in order not to reproduce prejudices and ableism. The importance of the biopsychosocial model is noted in comparison to the biomedical model in promoting care, as it promotes autonomy and combats social stigmas working with the family in the search for its homeostasis.pt_BR
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

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