Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1513
Title: A Incidência da Síndrome de Burnout em Profissionais da Saúde que atuam na Emergência Hospitalar
Authors: GUIMARÃES, Jayane Moura
metadata.dc.contributor.advisor: FERREIRA, Mara Aguiar
Issue Date: 2023
Citation: GUIMARÃES, Jayane Moura. A Incidência da Síndrome de Burnout em Profissionais da Saúde que atuam na Emergência Hospitalar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Abstract: A Síndrome de Burnout (SB) é um adoecimento desencadeado pelo trabalho, que pode ocasionar diversos impactos no trabalhador. Esse fenômeno ocorre como uma síndrome psíquica decorrente da tensão emocional crônica, que age como resposta multidimensional ao contato com os fatores estressores. Diante disso, esse adoecimento é caracterizado pela despersonalização, diminuição da realização pessoal, esgotamento profissional, exaustão física e emocional, afetando diversos profissionais em seu ambiente laboral, causando declínio na autoestima, sofrimento, adoecimento, esgotamento psicológico, impacto nas relações do trabalho e pessoais, baixa realização e perda da motivação. Os profissionais que atuam na área da saúde realizam atividades que necessitam de manejo com a equipe, os pacientes, os familiares, serviços de atendimento e os processos burocráticos. Dessa forma, tais profissionais estão diariamente expostos a fatores estressores e podem desenvolver a SB. O objetivo deste estudo é analisar, na literatura especializada, a incidência da Síndrome de Burnout nos profissionais da saúde, bem como descrever fatores relacionados à ocorrência na vivência desses trabalhadores, como são afetados, as manifestações e instrumentos utilizados para identificar esse adoecimento. O presente estudo utilizou o método qualitativo e a revisão narrativa acerca da temática, e concluiu que são necessárias melhores condições de trabalho para os profissionais estudados, visto que o desgaste excessivo a que são submetidos, somados à natureza de suas funções, compromete sua saúde física e mental, ocasionando adoecimento, que culmina no diagnóstico da SB.
Keywords: Esgotamento Psicológico
Esgotamento Profissional
Serviços de Atendimento
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1513
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAYANE MOURA GUIMARÃES.pdf412.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.