Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1520
Title: A atuação da psicóloga hospitalar no acolhimento aos familiares de pacientes na UTI
Authors: BEZERRA, Letícia Helen Santos Silva
metadata.dc.contributor.advisor: MARANHÃO, Joyce Hillário
Issue Date: 2023
Citation: BEZERRA, Letícia Helen Santos Silva. A atuação da psicóloga hospitalar no acolhimento aos familiares de pacientes na UTI. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo compreender quais são as estratégias de cuidado da psicóloga hospitalar com a família na Unidade de Terapia Intensiva. Esta pesquisa teve enfoque qualitativo, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com psicólogas hospitalares que atuam em Unidades de Terapia Intensiva em hospitais públicos e privados do estado do Ceará. Participaram da pesquisa 5 psicólogas hospitalares que atuam em Unidades de Terapia Intensiva no Ceará de instituições públicas e privadas. Para análise dos conteúdos que surgiram nas entrevistas com as profissionais foi utilizado o método da Análise de Conteúdo. A discussão foi dividida em 6 categorias: formação profissional em saúde; especificidade do trabalho da psicóloga hospitalar em UTI; medo da perda em diversas dimensões e o luto; escuta de sofrimento dos familiares; estratégia de cuidado; conflitos entre família e a equipe de saúde. Os achados da pesquisa nos sinalizaram que é possível haver a sustentação de um trabalho psicológico com os familiares dos pacientes desde que a psicóloga hospitalar compreenda o potencial de sua práxis no contexto do intensivismo.
Keywords: Unidade de Terapia Intensiva
Psicologia Hospitalar
Família
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1520
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LETÍCIA HELEN SANTOS SILVA BEZERRA.pdf551.61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.