Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1521
Title: A atuação da psicologia em situações de suicídio
Authors: MARTINS, Maria Esterfani Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: ASSIS, Patrícia Marciano de
Issue Date: 2023
Citation: MARTINS, Maria Esterfani Pereira. A atuação da psicologia em situações de suicídio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Abstract: O presente estudo trata-se de uma pesquisa de revisão sistemática, com corte transversal, encontrados na base de dados eletrônica (SciELO), referentes ao período de 2012 a 2022, com cunho qualitativo. Realizado a partir da pergunta de partida: “Como a literatura científica dos últimos dez anos caracteriza a atuação da psicologia frente a situações de suicídio?”, tendo como objetivo geral identificar formas de atuação da psicologia diante de situações de risco de suicídio. Os dados encontrados foram sistematizados em duas categorias: adolescentes e jovens no contexto escolar ou universitário; e idosos institucionalizados e as estratégias de lidar com a morte. Diante dos achados da pesquisa, encontrou-se dentre as definições do que concerne o suicídio e a atuação da psicologia, a dimensão do social, tirando a ideia da medicalização do comportamento suicida.
Keywords: Suicídio
Prevenção
Psicologia
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1521
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ESTERFANI PEREIRA MARTINS .pdf482.58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.