Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1522
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFERREIRA, Antônio Alexandre Iorio-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Yvana Coutinho de-
dc.date.accessioned2023-06-16T22:48:54Z-
dc.date.available2023-06-16T22:48:54Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Yvana Coutinho de. Parentalidade e saúde mental infantil: revisão narrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1522-
dc.description.abstractO termo parentalidade compreendido no sentido de função parental e a saúde mental infantil é o tema do presente estudo. Nos tempos atuais, a temática está atravessada por configurações de famílias diversas, onde convivemos com novos modelos familiares: monoparentais, homoparentais, filiações adotivas, dentre outros. A definição da parentalidade engloba a ação do papel de pai ou mãe ao promover o cuidado, prover o alimento e dar proteção ao filho, realizada pelos pais biológicos ou substitutos através do exercício da autoridade e da resposta comportamental, constante, enfática e apropriada, às necessidades da criança, favorecendo a estruturação psíquica do(s) filho(s) e alicerçando o seu desenvolvimento emocional, cognitivo e social. Neste sentido, a investigação parte da seguinte questão norteadora: de que forma poderia a parentalidade repercutir na saúde mental da criança? O objetivo geral foi compreender a relação entre parentalidade e saúde mental infantil. A metodologia escolhida foi a revisão narrativa, que se baseou na literatura científica nacional e internacional dos últimos cinco anos e, também se utilizou de livros com aportes teóricos da Psicanálise, sendo o Portal da Pesquisa da Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, o instrumento de busca. A revisão da literatura versou sobre a contextualização sócio-histórica da criança; o conceito da parentalidade; as intervenções da Psicanálise. A análise das explanações e reflexões se deu na forma de eixos condutores advindos de interpretações da literatura e das impressões dos autores. Os resultados apontaram que os papéis parentais incluem a facilitação de uma satisfatória vivência edípica e de sua resolutividade. Reconhecem a criança como depositária de um mandato transgeracional e que a maturidade emocional e sua inserção adequada na vida social dependem do acertado cuidado parental. Espera-se que os pais possam ser capazes de propiciar afetos estruturantes nos filhos, que repercutirão em existências mais plenas, contribuindo assim, para inserí-los na ordem humana e na cultura.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectParentalidadept_BR
dc.subjectSaúde Mental Infantilpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.titleParentalidade e saúde mental infantil: revisão narrativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesParenting and childhood mental health: narrative revisionpt_BR
dc.description.resumo_abstractThe term parenthood understood in the sense of parental function and child mental health is the theme of the present study. In current times, the theme is crossed by configurations of diverse families, where we live with new family models: single-parent, homoparental, adoptive affiliations, among others. The definition of parenthood encompasses the action of the role of father or mother by promoting care, providing food and giving protection to the child, carried out by the biological or substitute parents through the exercise of authority and the constant, emphatic and appropriate behavioral response to the needs of the child, favoring the psychic structuring of the child (ren) and underpinning their emotional development, cognitive and social. In this sense, the investigation starts from the following guiding question: how could parenting have repercussions on the child's mental health? The overall objective was to understand the relationship between parenting and child mental health. The methodology chosen was the narrative review, which was based on the national and international scientific literature of the last five years and also used books with theoretical contributions of Psychoanalysis, being the Research Portal of the Virtual Health Library - VHL, the search instrument. The literature review dealt with the socio-historical contextualization of the child; the concept of parenting; the interventions of Psychoanalysis. The analysis of the explanations and reflections took place in the form of guiding axes arising from interpretations of the literature and the authors' impressions. The results showed that parental roles include the facilitation of a satisfactory oedipal experience and its problem-solving capacity. They recognize the child as the depositary of a transgenerational mandate and that emotional maturity and their adequate insertion in social life depend on the correct parental care. It is hoped that parents may be able to provide structuring affections in their children, which will have repercussions on fuller existences, thus contributing to insert them into the human order and culture.pt_BR
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YVANA COUTINHO DE OLIVEIRA.pdf630.31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.