Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1549
Title: Análise comparativa das manifestações patológicas nas estruturas de concreto em edificações comerciais no Ceará
Authors: AIRES, Eduardo Rafael Barreira
metadata.dc.contributor.advisor: LIMA, Rafaela Fujita
Issue Date: 2022-12-08
Citation: AIRES, Eduardo Rafael Barreira. Análise comparativa das manifestações patológicas nas estruturas de concreto em edificações comerciais no Ceará. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2022.
Abstract: As manifestações patológicas nas estruturas de concreto ocorrem com frequência em edificações antigas e o seu estudo tem relevância para o entendimento dos mecanismos que ocasionam essas patologias e o que deve ser feito para evitá-las ou mitigá-las. Esta pesquisa vem a contribuir para a disseminação do conhecimento a respeito dos fatores que colaboram para o surgimento de manifestações patológicas nas estruturas de concreto armado. O presente trabalho teve como principal objetivo fazer uma análise comparativa das manifestações patológicas nas estruturas de concreto em edificações comerciais no Ceará, sendo realizada a análise em sete laudos de inspeções prediais foram identificadas as manifestações patológicas que ocorreram com maior frequência. Na amostra analisada estão presentes imóveis localizados tanto na região litorânea como na área do interior do Estado do Ceará, com diferentes graus de exposição aos agentes agressivos do meio ambiente. Nesta pesquisa foram analisados 15 diferentes tipos de manifestações patológicas em estruturas de concreto armado de 07 edificações comerciais, sendo a manifestação com maior percentual de incidência a infiltração em laje (85,71% da amostra) e, em seguida, das patologias de corrosão das armaduras em viga, fissura em laje, fissura em viga e fissura no pilar (todas com 71,43% das amostras). As manifestações patológicas encontradas foram decorrentes de uma série de fatores, que colaboraram com o seu aparecimento, tais como: falha no projeto, execução inadequada da estrutura de concreto, utilização de materiais fora das especificações ou qualidade inferior, falta de manutenção entre outros.
Keywords: Estruturas de Concreto
Manifestações patológicas
Inspeções Prediais
Manutenções Preventiva e Corretiva
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1549
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eduardo Rafael Barreira Aires.pdf2.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.