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dc.contributor.advisorLIMA, Deyseane Maria Araújo-
dc.contributor.authorREBOUÇAS, Maria Lisieux Santos-
dc.date.accessioned2023-07-05T16:01:53Z-
dc.date.available2023-07-05T16:01:53Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationREBOUÇAS, Maria Lisieux Santos. Para além do que se vê: o brincar com crianças hospitalizadas à luz da ludoterapia gestáltica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1563-
dc.description.abstractO processo de hospitalização envolve mudanças nos aspectos rotineiros que geram estressores no desenvolvimento da criança que passa por um marcador na sua vida que a separa do seu mundo vivido. Entra em cena o trabalho do psicólogo a fim de acolher essa criança, sua demanda e escutá-la. Esta pesquisa teve o objetivo de discutir as formas de utilização do brincar na ludoterapia como recurso facilitador no acompanhamento da criança durante a internação hospitalar a partir da perspectiva da Gestalt-Terapia. Foi realizada uma pesquisa qualitativa a patir de uma revisão narrativa, não utilizando critérios sistemáticos e deixando livre a subjetividade do autor para selecionar o corpus da revisão. Foi observado a partir da análise dos artigos selecionados as seguintes categorias para aprofundamento dos resultados e discussões: 1) Concepção histórica da infância; 2) Psicologia hospitalar: o processo de hospitalização infantil; 3) A Importância do Recurso Lúdico como Instrumento Terapêutico; e 4) Compreensão da Gestalt-terapia na atuação do psicólogo hospitalar à criança na internação infantil. Este estudo trouxe uma contribuição com relação ao entendimento do processo de hospitalização na infância e toda sua repercussão, ao apontar reflexões acerca da atuação do psicólogo para o atendimento integral desse sujeito a partir da utilização da ludoterapia e o brincar. Notando-se a necessidade de estudos que se aprofundem sobre a temática da infância no contexto da hospitalização, como também, outras possibilidades de manejo e facilitação desse processo que pode ser perpassado em qualquer fase de vida do sujeito, sendo importante um aprofundamento teórico e técnico dos profissionais da área da saúde que apresentam assistência à criança hospitalizada e sua família.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicologia Hospitalarpt_BR
dc.subjectHospitalização infantilpt_BR
dc.subjectLudoterapiapt_BR
dc.subjectGestalt-terapiapt_BR
dc.titlePara além do que se vê: o brincar com crianças hospitalizadas à luz da ludoterapia gestálticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesBeyond what is seen: playing with hospitalized children in the light of gestalt ludotherapypt_BR
dc.description.resumo_abstractThe hospitalization process involves changes in routine aspects that generate stressors in the development of the child who goes through a marker in his life and separates him from his lived world. The psychologist's work comes into play in order to welcome this child, his demand and listen to him. This research aimed to discuss ways of using play in ludotherapy as a facilitating resource in monitoring the child during hospitalization from the perspective of Gestalt-Therapy. As a methodology for capturing the research, a qualitative approach design with narrative review was carried out, not using systematic criteria and leaving the author's subjectivity free. It was observed from the analysis of the selected articles the following categories for deepening the results and discussions: 1) Historical conception of childhood; 2) Hospital psychology: the child hospitalization process; 3) The Importance of the Ludic Resource as a Therapeutic Instrument; 4) Understanding of Gestalt-therapy in the performance of the hospital psychologist to the child in child hospitalization.This study made a contribution to the understanding of the process of hospitalization in childhood and all its repercussions, bringing reflections on the role of the psychologist for the integral care of this subject, being facilitated with the use of ludotherapy and playing. Noting the need for studies that delve into the theme of childhood in the context of hospitalization, as well as other possibilities for handling and facilitating this process that can be permeated at any stage of the subject's life, being important a theoretical and technical deepening of health professionals.pt_BR
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

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