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dc.contributor.advisorBASTOS, Elaine Marinho-
dc.contributor.authorFERNANDES, Bianca Oliveira-
dc.date.accessioned2023-07-05T18:14:26Z-
dc.date.available2023-07-05T18:14:26Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFERNANDES, Bianca Oliveira. Cuidados éticos na avaliação psicológica com crianças e adolescentes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1564-
dc.description.abstractA ética, como uma reflexão filosófica sobre a moral e os valores, assume um papel essencial na Avaliação Psicológica (AP) ao investigar os princípios que motivam e orientam o comportamento humano. Na AP, considera-se a ética como parte fundamental do processo, atividade restrita aos profissionais da Psicologia. Por meio de métodos, técnicas e instrumentos científicos, a AP busca uma compreensão mais profunda do comportamento humano, prevenindo comportamentos desadaptativos, déficits no desenvolvimento e possíveis transtornos psicológicos. Tanto em abordagens individuais quanto grupais, a AP explora como fatores sociais, econômicos, cognitivos, afetivos e biológicos podem interferir nos processos psicológicos. Ao trabalhar com crianças e adolescentes, a ética assume um aspecto ainda mais delicado e relevante. As (o) psicólogas (o) devem respeitar o estágio de desenvolvimento da criança, adaptando as técnicas terapêuticas às suas capacidades cognitivas e emocionais. Este estudo teve como objetivo aprofundar a compreensão da prática ética profissional na AP de crianças e adolescentes. Três profissionais atuantes nessa área participaram, respondendo a um questionário sociodemográfico e a uma entrevista semiestruturada. Os resultados, foram divididos em duas categorias, o setting na AP e fontes fundamentais e fontes complementares, que revelaram que esses profissionais possuem um conhecimento acerca das diretrizes éticas que orientam a prática da Psicologia, em especial no contexto da AP infantojuvenil em Fortaleza (CE). A consciência ética demonstrada por esses profissionais é fundamental para garantir uma conduta profissional responsável e respeitosa. A ênfase na ética durante a AP de crianças e adolescentes revela-se de extrema importância, demandando a adesão às diretrizes éticas, a criação de um ambiente seguro e respeitoso, e a atenção ao bem-estar dos jovens. Essa abordagem ética fortalece a credibilidade da Psicologia como ciência e profissão, tornando indispensável a conformidade com as regulamentações pertinentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectAvaliação Psicológicapt_BR
dc.subjectInfantojuvenilpt_BR
dc.titleCuidados éticos na avaliação psicológica com crianças e adolescentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesEthical considerations in psychological assessment with children and adolescentspt_BR
dc.description.resumo_abstractEthics, as a philosophical reflection on morality and values, plays an essential role in Psychological Assessment (PA) by investigating the principles that motivate and guide human behavior. In PA, ethics is considered a fundamental part of the process, restricted to professionals in Psychology. Through scientific methods, techniques, and instruments, PA seeks a deeper understanding of human behavior, preventing maladaptive behaviors, developmental deficits, and possible psychological disorders. In both individual and group approaches, PA explores how social, economic, cognitive, affective, and biological factors can interfere with psychological processes. When working with children and adolescents, ethics assumes an even more delicate and relevant aspect. Psychologists must respect the child's stage of development, adapting therapeutic techniques to their cognitive and emotional capacities. This study aimed to deepen the understanding of professional ethical practice in the PA of children and adolescents. Three professionals working in this field participated, responding to a sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview. The results were divided into two categories: the setting in PA and fundamental and complementary sources, which revealed that these professionals have knowledge of the ethical guidelines that guide the practice of Psychology, especially in the context of child and adolescent PA in Fortaleza (CE). The ethical awareness demonstrated by these professionals is fundamental to ensure responsible and respectful professional conduct. The emphasis on ethics during the PA of children and adolescents proves to be of utmost importance, requiring adherence to ethical guidelines, the creation of a safe and respectful environment, and attention to the well-being of young people. This ethical approach strengthens the credibility of Psychology as a science and profession, making compliance with relevant regulations indispensable.pt_BR
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