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dc.contributor.advisorMOURÃO, Lorrana Calíope Castelo Branco-
dc.contributor.authorFERREIRA, Maria do Socorro Amaral-
dc.date.accessioned2023-07-05T21:27:03Z-
dc.date.available2023-07-05T21:27:03Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFERREIRA, Maria do Socorro Amaral. Estresse parental em familiares de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1569-
dc.description.abstractEste presente artigo teve como objetivo compreender a relação entre o transtorno do espectro autista e o estresse parental utilizando a revisão narrativa de literatura com uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, correspondente aos últimos cinco anos (2018 – 2022). As bases de dados utilizadas para busca de artigos científicos indexados foram Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES e Biblioteca Virtual de Saúde Brasil-BVS. Para análise dos dados obtidos, foram utilizadas as seguintes categorias: I- possíveis fatores do estresse parental nas relações familiares de crianças com TEA, II-níveis de gravidade do transtorno do espectro autista e estresse parental, III-os desafios enfrentados pela família após o diagnóstico da criança. Os resultados revelaram que família, após o diagnóstico da criança, perpassa por vários sentimentos e emoções, tais como culpa, desamparo e frustração diante do filho não idealizado. Nas pesquisas, foi percebido que a principal cuidadora da criança é a figura materna, apresentando um estresse mais acentuado comparado aos pais. Diante das dificuldades enfrentadas pelas famílias com filhos com TEA, estas buscam estratégias de enfrentamento para diminuir as sobrecargas emocionais, como as redes de apoio social, ONG’s, o apoio espiritual e a ação terapêutica multiprofissional para os filhos, trazendo uma perspectiva de maior independência aos filhos autistas, reduzindo o estresse parental. Ademais, as políticas públicas são medidas que se tornam necessárias para que as famílias e as crianças possam ter uma melhor qualidade de vida, assim como as informações assertivas para a sociedade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectRelações Familiarespt_BR
dc.subjectEstresse Psicológicopt_BR
dc.subjectParentalidadept_BR
dc.subjectQualidade de Vidapt_BR
dc.titleEstresse parental em familiares de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesParental stress in relatives of children diagnosed with autism spectrum disorder (ASD)pt_BR
dc.description.resumo_abstractThis paper aimed to understand the relationship between autism spectrum disorder and parental stress using narrative literature review with a qualitative approach of exploratory nature, corresponding to the last five years (2018 - 2022). The databases used to search for indexed scientific articles were Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES and Biblioteca Virtual de Saúde Brasil-BVS. To analyze the data obtained, the following categories were used: I-possible factors of parental stress in family relationships of children with ASD, II-the levels of severity of the autistic spectrum disorder and parental stress, III-the challenges faced by the family after the child's diagnosis. The results revealed that the family, after the child's diagnosis, goes through various feelings and emotions, such as guilt, helplessness, and frustration in the face of the non-idealized child. In the research, it was noticed that the main caregiver of the child is the mother figure, presenting a more accentuated stress compared to the parents. Facing the difficulties faced by families with children with ASD, these families look for coping strategies to reduce the emotional overload, such as social support networks, NGOs, spiritual support and multi-professional therapeutic action for their children, bringing a perspective of greater independence to autistic children, reducing parental stress. Furthermore, public policies are necessary measures for families and children to have a better quality of life, as well as assertive information for society.pt_BR
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