Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1594
Title: Análise de manifestações patológicas associadas à umidade em edificações rurais: Estudo de caso em Caridade/CE
Authors: LIMA, Letícia Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor: MARQUES, Eduardo Alcino de Farias
Issue Date: 2023-06
Citation: LIMA, Letícia Barbosa. Análise de manifestações patológicas associadas à umidade em edificações rurais: Estudo de caso em Caridade/CE. 2023. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Christus. Fortaleza, 2023.
Abstract: A engenharia diagnóstica é o ramo da engenharia civil que investiga as tipologias de manifestações patológicas presentes nas edificações. Dentre elas, a patologia associada a umidade é consideravelmente recorrente em vedações verticais, logo, faz-se necessário o estudo desse fenômeno. A incidência de umidade, muitas vezes, é recorrente pela falta de sistema de impermeabilização e falhas de planejamento na elaboração de projeto ou no uso inadequado de materiais. Dessa forma, acarreta ao usuário consequências no estado de conservação e desempenho da edificação. Com isso, a realização de manutenções corretivas e reparos, apesar de ser uma prática onerosa, quando executada, garante a segurança e aumenta a vida útil da estrutura. Entretanto, há usuários que negligenciam essa atividade, realidade vista no bairro Alto da Bela Vista localizado na cidade de Caridade, objeto de estudo, que embora apresentem preocupação com o estado de grau que a anomalia se encontra, alguns ainda não dão importância aos procedimentos de inspeção predial para que essas anomalias sejam reduzidas. Dentre as pesquisas realizadas em campo, as manifestações patológicas que mais se manifestaram nas edificações, tanto nas vistorias internas quanto externas, foram decorrentes de umidade ascendente e de infiltração. No entanto, os defeitos decorrentes dessas manifestações que mais se destacaram foram mofo ou bolor, manchas, destacamento da camada de reboco e descascamento da pintura. Portanto, o presente estudo propõe analisar as ocorrências de umidade presentes em vedações verticais através de inspeções visuais, com o intuito de reduzir futuras novas incidências e propor soluções corrigindo as já existentes.
Keywords: Engenharia diagnóstica
Inspeção predial
Manifestação patológica
Patologia das construções
Umidade em vedações verticais
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1594
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Letícia Barbosa Lima.pdf3.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.