Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1598
Title: Centro De Apoio Ao Autista Na Cidade De Fortaleza – Ce
Authors: FURTADO, Eudyslene Uchoa
metadata.dc.contributor.advisor: MATOS, Alesson Paiva
Issue Date: 2023
Citation: FURTADO, Eudyslene. Centro De Apoio Ao Autista Na Cidade De Fortaleza – Ce. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2023.
Abstract: O número de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mundo tem aumentado ao longo dos anos, resultando em uma espécie de pandemia infantil. Diante dessa realidade, o objetivo deste trabalho é compreender as necessidades dessas pessoas e propor um local que ofereça acolhimento terapêutico e educacional como solução para essa demanda. Para isso, foi implantada a proposta de um Centro de Apoio ao Autista no bairro Parangaba, na cidade de Fortaleza-CE. Esse centro tem como propósito atender essa população de forma inclusiva, reduzindo as barreiras e preconceitos enfrentados por essa parcela da sociedade. O Centro de Apoio ao Autista contará com profissionais qualificados, atividades adequadas e uma arquitetura desenvolvida para estimular a socialização, o bem-estar e a autonomia, levando em consideração os princípios da neuroarquitetura e da psicologia ambiental. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho baseou-se em uma pesquisa qualitativa, que incluiu um referencial teórico, projetual e um diagnóstico da área do terreno escolhido. Com essa proposta, espera-se criar um edifício que atenda às necessidades dos autistas, seus familiares e colaboradores, buscando promover a inclusão em todos os espaços e contribuindo para a disseminação desse princípio. O objetivo é conectar o mundo ao autismo, beneficiando a todos os envolvidos.
Description: FURTADO, Eudyslene. Centro De Apoio Ao Autista Na Cidade De Fortaleza – Ce. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2023.
Keywords: Autismo
Psicologia Ambiental
Inclusão
Ensino
Centro
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1598
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EUDYSLENE UCHOA FURTADO.pdf33.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.