Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1605
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LINS, Deborah Martins De Oliveira | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Vitoria Deyse Pessoa | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-10T18:03:34Z | - |
dc.date.available | 2023-08-10T18:03:34Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Vitoria Deyse Pessoa. Centro De Educação Infantil No Barroso: Arquitetura Inspirada Na Pedagogia Reggio Emilia. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1605 | - |
dc.description | SOUSA, Vitoria Deyse Pessoa. Centro De Educação Infantil No Barroso: Arquitetura Inspirada Na Pedagogia Reggio Emilia. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Observado o registro do aumento do número de matrículas em escolas públicas nos últimos anos e a demanda de uma educação de qualidade, tanto no sentido pedagógico, quanto espacial, propõe-se a implantação de um Centro de Educação Infantil (CEI) Reggio Emilia, para suprir a essa necessidade em uma área periférica da zona sul da cidade de Fortaleza (CE). Para isso, foram desenvolvidas pesquisas de referências conceituais e projetuais que serviram de base para a definição das diretrizes de projeto. Além disso, foram realizados estudos bioclimáticas e legislativos, para análise de viabilidade da implantação do equipamento na área. Por fim, foi desenvolvido um anteprojeto arquitetônico que propõe a criação de um CEI, com características da pedagogia em questão, que coloca a criança como agente ativo de sua própria formação e tem a escola como um "terceiro professor". Além de agregar no projeto conceitos da arquitetura sensorial e conforto ambiental. Tornando os ambientes mais estimulantes ao desenvolvimento infantil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Centro de Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Reggio Emilia | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura sensorial | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.subject | Rede pública de ensino | pt_BR |
dc.title | Centro De Educação Infantil No Barroso: Arquitetura Inspirada Na Pedagogia Reggio Emilia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.title.ingles | Early Childhood Education Center in Barroso: Architecture Inspired by the Pedagogy of Reggio Emilia | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | Observing the increase in the number of enrollments in public schools in recent years and the demand for quality education, both in the pedagogical and spatial sense, it is proposed the implementation of Reggio Emilia Early Childhood Education Center (CEI) , to meet this need in a peripheral area in the southern part of the city of Fortaleza (CE). For this, research of conceptual and design references were developed that served as a basis for defining the design guidelines. In addition, bioclimatic and legislative studies were carried out to analyze the feasibility of implementing the equipment in the area. Finally, an architectural project was developed that proposes the creation of a CEI, with characteristics of the pedagogy in question, which places the child as an active agent of his own formation and has the school as a "third teacher". In addition to adding concepts of sensory architecture and environmental comfort to the project. Making environments more stimulating for child development. | pt_BR |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VITORIA DEYSE PESSOA SOUSA.pdf | 155.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.