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dc.contributor.advisorMEYER, Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira-
dc.contributor.authorSILVA, Nelsimar Bezerra Santos da-
dc.date.accessioned2023-09-04T13:23:14Z-
dc.date.available2023-09-04T13:23:14Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Nelsimar Bezerra Santos da. Percepção e Disponibilidade ao atendimento de Pacientes com Necessidades Especiais por Graduandos em Odontologia no município de Fortaleza- CE.. 2023. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1612-
dc.description.abstractA Organização Mundial de Saúde avalia que existam mais de um bilhão de pessoas com deficiência em todo o mundo, significando isso algo em torno de 16% da população mundial. No Brasil, de acordo com o censo demográfico do ano de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de indivíduos que declararam ter alguma deficiência, quer seja auditiva, visual, física ou mental / intelectual, foi de cerca de 24%. Para a Odontologia, a pessoa com deficiência é chamada de Paciente com Necessidades Especiais (PNE), pois o conceito empregado pelo cirurgião-dentista leva em consideração as limitações apresentadas pelo paciente, quer sejam temporárias ou permanentes, de ordem física, sensorial, intelectual ou emocional, de crescimento ou sistêmica, que a impeçam de se submeter a um tratamento odontológico convencional. A maioria desses pacientes deve e pode ser atendida na Atenção Primaria à Saúde e, portanto, por dentistas generalistas. . No Brasil a assistência odontológica destes pacientes é uma das mais negligenciadas, tanto em nível ambulatorial, domiciliar ou hospitalar, podendo haver diversos fatores associados à “resistência” do odontólogo para atender um PNE, como a ausência de conhecimentos teóricos e de vivência clínica que proporcionem experiência e autoconfiança, requisitos que se enquadram na oportunidade que a graduação pode oferecer. O presente estudo objetivou conhecer a percepção de 105 estudantes do último semestre da graduação em Odontologia de duas instituições privadas de ensino superior (IES) no Município de Fortaleza, que tiveram ou não acesso à disciplina de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (OPNE), sobre se encontram-se preparados, capacitados e disponíveis ao atendimento do público-alvo PNE. A pesquisa se deu em duas etapas: a primeira foi um estudo descritivo-analítico, com aplicação de questionário semiestruturado, aplicado in locu ao universo dos alunos; para segunda etapa foram usados formulários específicos direcionados aos coordenadores de odontologia das duas instituições. Os resultados mostraram que os discentes entrevistados, com ou sem a disciplina de OPNE, entendem o que é ser um PNE e tiveram experiência em atender pacientes com estas características na graduação (89,52%). Foi observado que os alunos da IES1, que possui a disciplina de OPNE, atenderam em maior quantidade e em maior grau de complexidade (p<0,05) os diferentes tipos de PNE (Autismo, Paralisia Cerebral, Epilepsia, Deficientes mentais, Distúrbios psiquiátricos, Cardiopatas, Leucêmicos). Os graduandos da IES que possue a disciplina OPNE em sua estrutura curricular se auto afirmam mais preparados (p<0,001) e disponíveis a atender estes pacientes do que os discentes da IES que não oferta a respectiva disciplina na sua estrutura curricular. Entre os sentimentos e percepções positivas despertados nos estudantes da IES em que cursaram a disciplina específica, os mais relevantes (p<0,05) são alegria, compaixão, empatia, receptividade e carinho. Os graduandos das duas instituições, em sua maioria (81,9%) entendem que deve existir uma disciplina específica para PNE, de forma obrigatória, compondo as suas matrizes curriculares.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPessoa com Necessidades Especiaispt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectPaciente com deficiênciapt_BR
dc.titlePercepção e Disponibilidade ao atendimento de Pacientes com Necessidades Especiais por Graduandos em Odontologia no município de Fortaleza- CE.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesPerception and availability of care for patients with special needs by undergraduate students in Dentistry in the city of Fortaleza-CEpt_BR
dc.description.resumo_abstractThe World Health Organization estimates that there are more than one billion people with disabilities around the world, meaning something around 16% of the world's population. In Brazil, according to the 2010 demographic census, carried out by the Brazilian Institute of Geography and Statistics, the population of people who declared having a disability, whether auditory, visual, physical or mental/intellectual, was around 24%. For Dentistry, the disabled person is called a Patient with Special Needs (PNE), since the concept used by the dentist takes into account the limitations presented by the patient, whether temporary or permanent, of a physical, sensorial, intellectual or emotional, growth or systemic, that prevent her from undergoing conventional dental treatment. Most of these patients should and can be seen in Primary Health Care and, therefore, by general dentists. In Brazil, dental care for these patients is one of the most neglected, whether at an outpatient, home or hospital level, and there may be several factors associated with the "resistance" of the dentist to assist a PNE, such as the lack of theoretical knowledge and clinical experience that provide experience and self-confidence, requirements that fit the opportunity that graduation can offer. The present study aimed to know the perception of 105 students in the last semester of graduation in Dentistry from two higher education institutions (HEIs) in the city of Fortaleza, who had or did not have access to the discipline of Dentistry for Patients with Special Needs, about whether they are prepared, trained and available to serve the PNE target audience. The research took place in two stages: the first was a descriptive-analytical study, with the application of a semi-structured questionnaire, applied in locu to the students universe; for the second stage, specific forms were, directed to the dentistry coordinators of the two institutions. The results showed that the interviewed students, with or without the OPNE discipline, understand what it is to be a PNE and had experience in treating patients with these characteristics in graduation (89.52%). It was observed that the students of IES, which has the discipline of OPNE, attended in greater quantity and in a greater degree of complexity (p<0.05) the different types of PNE (Autism, Cerebral Palsy, Epilepsy, Mentally handicapped, Psychiatric disorders, Cardiopathies, Leukemias). IES undergraduates who have the OPNE subject in their curricular structure claim to be more prepared (p<0.001) and available to care for these patients than IES students, who do not offer the respective subject in their curricular structure. Among the positive feelings and perceptions aroused in HEI students who attended the specific discipline, the most relevant (p<0.05) are joy, compassion, empathy, receptivity and affection. The majority of undergraduates from both institutions (81,9%) understand that there must be a specific discipline for PNE, on a mandatory basis, composing their curricular matrices.pt_BR
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