Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1620
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGERHARD, Felipe-
dc.contributor.authorPONTES, Paulo Daniel Salles-
dc.date.accessioned2023-10-19T16:46:29Z-
dc.date.available2023-10-19T16:46:29Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.identifier.citationPONTES, P. D. S. Retratos socioeconômicos da pobreza urbana: educação e políticas públicas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Curso de Administração, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1620-
dc.description.abstractO presente estudo analisa a pobreza a partir da abordagem das capacitações de Amartia Sem, na qual a condição de escassez e a privação de oportunidades tolhem as capacitações básicas dos indivíduos. Nesse ínterim, o estudo possui como objetivo analisar a evolução da condição socioeconômica, entre os anos de 2010 e 2019, da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Moura Brasil, marcada pelo contexto de pobreza, buscando-se gerar reflexões para o âmbito das políticas públicas educacionais. Para isso, foi realizada uma pesquisa de fins descritivos e natureza quantitativa dividida em duas etapas investigativas que conjugavam a análise de dados secundários, coletados por meio de levantamentos de órgãos governamentais, e primários, obtidos por meio de survey. Os resultados apontam para a necessidade de enfrentamento das questões socioeconômicas com a implementação de política públicas de fomento e desenvolvimento econômico e social baseadas no incremento do sistema educacional. Um problema central observado durante o estudo foi a relação inversamente proporcional entre baixo nível de escolaridade e os rendimentos familiares. Observou-se, igualmente, uma alta quantidade de pessoas acima de 18 anos fora da faixa escolar e sem ensino médio, o que justifica a necessidade de enfrentamento dessa realidade com políticas públicas educacionais que atendam a essa parcela especifica da população.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectAbordagem das capacitaçõespt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.titleRetratos socioeconômicos da pobreza urbana: educação e políticas públicaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesSocioeconomic portraits of urban poverty: Education and public policiespt_BR
dc.description.resumo_abstractThe present study analyzes poverty from the perspective of Amartia Sen's capabilities, in which the condition of scarcity and the deprivation of opportunities hamper the basic capabilities of individuals. In the meantime, the study aims to analyze the evolution of the socioeconomic condition, between 2010 and 2019, of the Special Social Interest Zone (ZEIS) Moura Brasil, marked by the context of poverty, seeking to generate reflections for the scope of the educational public policies. For this, a descriptive and quantitative research was carried out, divided into two investigative stages that combined the analysis of secondary data, collected from government agencies, and primary data, obtained through a survey. The results point to the need to face socioeconomic issues with the implementation of public policies for the promotion and economic and social development based on the improvement of the educational system. A central problem observed during the study was the inversely proportional relationship between low schooling level and family income. There was also a high number of people over 18 who were out of school and without secondary education, which justifies the need to face this reality with educational public policies that serve this specific portion of the population.pt_BR
Appears in Collections:Administração (EaD) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Paulo Daniel Salles Pontes.pdfTCC Paulo Daniel388.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.