Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1631
Title: Centro Raízes: Projeto De Um Centro De Apoio A Comunidade Lgbtqia+
Authors: BARROS, Marcos Wanderson Lima
metadata.dc.contributor.advisor: PORTO, Larissa de Carvalho
Issue Date: 2022-12
Citation: BARROS, Marcos Wanderson Lima. Centro Raízes: Projeto De Um Centro De Apoio A Comunidade Lgbtqia+. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2022.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo principal um projeto arquitetônico de um Centro de Apoio a Comunidade LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social na cidade de Fortaleza. Para isso é realizado um trabalho de pesquisa bibliográfica para compreender a história de luta e conquistas da população gay, no Brasil e no mundo, atrelado com dados relacionados a crimes de LGBTFOBIA. Para fundamentalização teórica do conceito e partido arquitetônico, juntamente com a aplicações projetuais são realizadas pesquisas referentes a centros de acolhimento, arquitetura biofílica e eficiência energética. São feitos estudos de referências projetuais para ajudas as soluções projetuais, de conforto térmico e programa de necessidades do equipamento desenvolvido, chamado de Centro Raízes pela comparação com raizes das plantas que possuem duas funções principais: servir como meio de fixação ao solo e absorção de água e nutrientes. Para execução da proposta do Centro Raízes, buscou uma local com infraestrutura, facilidade de locomoçao, e que não houvesse nenhum equipamento com um programa de necessidades parecido perto, em Fortaleza, logo o bairro Rodolfo Teófilo foi adequado para receber o Centro Raízes. Contudo, neste trabalho são realizados estudos iniciais sobre os fluxos dos ambientes, volumetria, com o intuito de obter uma proposta de um equipamento que tenha o objetivo de acolher o público alvo, somado com a população do entorno do centro, visando assegurar a cultura, lazer, moradia, profissionalização e integração social.
Keywords: Lgbtq
Lgbtfobia
Vulneriabilidade
Luta
Abrigo
Fortaleza
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1631
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcos Wanderson Lima Barros 1 de 2.pdf4.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Marcos Wanderson Lima Barros 2 de 2.pdf13.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.