Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1634
Title: Hospital Pediátrico a Influência da Arquitetura no Tratamento Infantil
Authors: RODRIGUES, Thainá Batista De Aquino
metadata.dc.contributor.advisor: MATOS, Alesson Paiva
Issue Date: 2022-12
Citation: RODRIGUES, Thainá Batista De Aquino. Hospital Pediátrico a Influência da Arquitetura no Tratamento Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2022.
Abstract: A cidade de Fortaleza conta somente com seis hospitais pediátricos, quantidade que não comporta a população infantil existente e deixa determinadas regiões sem fácil acesso a esse tipo de equipamento. Analisando essa problemática, foi identificado a necessidade da implantação de um novo hospital pediátrico na cidade a fim de trazer uma melhoria para a população. Inicialmente foram realizados estudos sequencias da literatura que continham referências teóricas, conceituais e projetuais para uma melhor compreensão sobre o tema de arquitetura hospitalar e buscar de conceitos e projetos para servir como inspirações e diretrizes para a elaboração do projeto da edificação. Na sequência foi realizado o estudo do diagnóstico para coletar todas as informações necessárias da área onde será inserida a edificação. Com essas informações foi realizado o anteprojeto da unidade de saúde pediátrica que tem como objetivo trazer ambientes humanizados e lúdicos para os pacientes e seus familiares e também inserir a arquitetura biofílica no âmbito do tratamento hospitalar. Como resultado alcançado, a arquitetura do anteprojeto realizado oferece para pacientes pediátricos um hospital provido de ambientes integrativos e interativos com potencial para influenciar de forma positiva durante os seus tratamentos.
Keywords: Hospital Pediátrico
Humanização
Ambientes Lúdicos
Arquitetura Biofílica
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1634
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thainá Batista de Aquino Rodrigues 2 de 2.pdf23.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Thainá Batista de Aquino Rodrigues 1 de 2.pdf62.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.