Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1643
Title: Classificação de via de parto utilizando aprendizado de máquina
Authors: WANDERLEY, David Gomes
metadata.dc.contributor.advisor: BRITO, Felipe Timbó
Issue Date: 2023
Citation: WANDERLEY, David Gomes. Birth Method Classification using Machine Learning. 2023. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2020.
Abstract: A classificação de via de parto é uma tarefa clínica importante que busca determinar se um parto será realizado de forma vaginal ou por meio de uma cesariana. Essa decisão tem implicações significativas para a saúde da mãe e do bebê, bem como para os recursos médicos disponíveis. Neste contexto, o uso de técnicas de aprendizado de máquina tem se mostrado promissor para auxiliar os profissionais de saúde na tomada de decisão. Este trabalho apresenta um estudo sobre a aplicação de algoritmos de aprendizado de máquina na classificação de via de parto. O objetivo é mostrar que é possível desenvolver um modelo computacional de aprendizado de máquina, capaz de fornecer uma previsão sobre a via de parto, utilizando apenas informações relacionadas à mãe, tais como idade, ocupação da mãe, quantidade de partos que a mãe já realizou, entre outros. Os resultados experimentais mostram que os modelos de aprendizado de máquina alcançam um desempenho promissor na classificação de via de parto, com acurácia média superior a 70%, apenas utilizando dados da mãe.
Keywords: Via de Parto
Parto Normal
Cesariana
Aprendizado de Máquina
Classificação
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1643
Appears in Collections:Sistemas de Informação - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAVID GOMES WANDERLEY.pdf589.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.