Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1645
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSOUZA, Thiago Iachiley Araújo de-
dc.contributor.authorMOURA, Maurício da Silva Pereira-
dc.date.accessioned2024-01-16T13:12:31Z-
dc.date.available2024-01-16T13:12:31Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMOURA, Maurício da Silva Pereira. Uma análise de sentimentos das manchetes sobre notícias do mercado financeiro brasileiro. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1645-
dc.description.abstractA evolução das notícias ao longo dos anos tem sido bastante significativa, impulsionada principalmente pelo avanço da tecnologia e pela disseminação da internet. Destaca-se a importância das manchetes na atração de leitores para as notícias financeiras e como elas podem influenciar a percepção e o sentimento dos leitores. Baseado nisso, este estudo propõe a utilização da análise de sentimentos para identificar automaticamente se as manchetes relacionadas ao mercado financeiro brasileiro são positivas ou negativas. O objetivo geral é criar um modelo de processamento de linguagem natural (NLP) para prever o sentimento das manchetes, enquanto os objetivos específicos envolvem o pré-processamento dos dados, a construção do modelo NLP e a análise de métricas de desempenho. A justificativa do estudo é baseada no impacto das notícias sobre as decisões dos investidores e na dificuldade de prever o comportamento do mercado. O estudo descreve o desenvolvimento do modelo utilizando os classificadores Support Vector Machine e Naive Bayes. Os resultados dos experimentos mostram a viabilidade da identificação automatizada de emoções e são propostos trabalhos futuros, incluindo o uso de um conjunto de dados mais amplo e a correlação da análise de sentimento com a oscilação dos preços das ações na bolsa de valores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnálise de Sentimentospt_BR
dc.subjectMercado Financeiropt_BR
dc.subjectManchetespt_BR
dc.subjectProcessamento de Linguagem Naturalpt_BR
dc.subjectAprendizagem Supervisionadapt_BR
dc.titleUma análise de sentimentos das manchetes sobre notícias do mercado financeiro brasileiropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesSentiment Analysis of Headlines on Brazilian Financial Market Newspt_BR
dc.description.resumo_abstractThe evolution of news over the years has been quite significant, driven mainly by the advancement of technology and the dissemination of the internet. The importance of headlines in attracting readers to financial news and how they might influence readers’ perception and sentiment is highlighted. Based on this, this study proposes the use of sentiment analysis to automatically identify whether headlines related to the Brazilian financial market are positive or negative. The general objective is to create a natural language processing (NLP) model to predict the sentiment of headlines, while the specific objectives involve the pre-processing of data, the construction of the NLP model and the analysis of performance metrics. The justification of the study is based on the impact of news on investors’ decisions and the difficulty of predicting market behaviour. The study describes the development of the model using the Support Vector Machine and Naive Bayes classifiers. The results of the experiments demonstrate the viability of automated emotion identification and future work is proposed, including the use of a wider dataset and the correlation of sentiment analysis with stock market price movementspt_BR
Appears in Collections:Sistemas de Informação - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maurício da Silva Pereira Moura.pdf6.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.