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dc.contributor.advisorSILVA, Ana Maria Cavalcante e-
dc.contributor.authorGUERREIRO, Danilo Santos-
dc.date.accessioned2024-04-17T16:47:11Z-
dc.date.available2024-04-17T16:47:11Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationGUERREIRO, Danilo Santos. Elaboração de uma tecnologia educacional para auxiliar profissionais da atenção primária no diagnóstico precoce da fibrose cística. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1690-
dc.description.abstractA fibrose cística (FC) é uma doença multissistêmica, genética, autossômica, recessiva e limitadora de vida. A Triagem Neonatal para Fibrose Cística (TNFC) é uma medida preventiva, que possibilita o diagnóstico precoce, acesso, acompanhamento e o tratamento da doença. No entanto, desafios como o escasso conhecimento dos profissionais sobre o tema no Brasil destacam a necessidade de esforços contínuos para aprimorar programas educacionais. Por isso, objetivamos avaliar o conhecimento e as práticas dos médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família e pediatras em relação à FC. Além disso, propor programas educacionais eficazes para identificar precocemente em crianças, minimizando a prevalência crescente de diagnósticos tardios de FC no país, conforme evidenciado pelo Registro Brasileiro de Fibrose Cística. O estudo transversal e quantitativo envolveu 65 profissionais de saúde em Fortaleza, Ceará. Foi formulado um questionário que, após sua validação, foi aplicado entre os participantes e coletado dados em relação ao conhecimento prévio de FC e triagem neonatal. O questionário contém quatro domínios (identificação, conhecimento sobre conceitos, diagnóstico e conduta diante de caso suspeito), os resultados foram analisados por métodos estatísticos e contribuíram para a formulação da tecnologia educacional. Por fim, foi formulada uma tecnologia educacional em formato de manual para ajudar estes profissionais a melhorar o conhecimento sobre o tema e melhorar os índices de diagnóstico precoce. Dos participantes, 38,5% eram médicos de saúde da família, 30,8% pediatras e 30,8% enfermeiros. A maioria dos participantes era do sexo feminino, com média de idade de 39,9 anos e experiência média de 10,6 anos. Além disso, 93,8% não receberam treinamento específico sobre FC. O conhecimento foi variado entre profissionais, com dificuldades no reconhecimento dos sintomas típicos, complicações e interpretação de resultados de triagem neonatal. Os pediatras tiveram um melhor aproveitamento entre as especialidades. Por fim, foi formulada uma tecnologia educacional em formato de manual para difundir o conhecimento sobre o tema e melhorar os índices de diagnóstico precoce. Esta foi uma abordagem pioneira na avaliação do conhecimento e práticas dos profissionais de saúde em relação à FC na região Nordeste do Brasil, pois evidenciou-se que o conhecimento prévio sobre esta doença ainda é bastante deficiente entre os profissionais de saúde da Atenção Primária, o que pode interferir no diagnóstico precoce. A finalidade para a realização desta pesquisa é a alta prevalência de diagnósticos tardios de FC no país. A falta de programas educacionais sobre FC é evidente, assim, o diagnóstico precoce é indispensável, bem como identificar falhas no conhecimento e práticas dos profissionais é fundamental. Recomendam-se programas educacionais e a introdução dessa nova tecnologia como uma ferramenta de grande apoio para melhorar o índice de diagnóstico precoce e encaminhamento adequado de casos suspeitos de FC.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFibrose Cisticapt_BR
dc.subjectTriagem Neonatalpt_BR
dc.subjectSaúde da Criançapt_BR
dc.titleElaboração de uma tecnologia educacional para auxiliar profissionais da atenção primária no diagnóstico precoce da fibrose císticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesElaboration of na educational technology to assist primary care professionals in the early diagnosis of cystic fibrosispt_BR
dc.description.resumo_abstractCystic fibrosis (CF) is a multisystemic, genetic, autosomal, recessive and life-limiting disease. Neonatal Screening for Cystic Fibrosis (TNFC) is a preventive measure that enables early diagnosis, access, monitoring and treatment of the disease. However, challenges such as the scarce knowledge of professionals on the subject in Brazil highlight the need for continuous efforts to improve educational programs. Therefore, we aimed to evaluate the knowledge and practices of doctors and nurses from the Family Health Strategy and pediatricians in relation to CF. Furthermore, propose effective educational programs for early identification in children, minimizing the growing prevalence of late CF diagnoses in the country, as evidenced by the Brazilian Cystic Fibrosis Registry. The cross-sectional and quantitative study involved 65 health professionals in Fortaleza, Ceará. A questionnaire was formulated which, after validation, was applied among participants and collected data regarding prior knowledge of CF and neonatal screening. The questionnaire contains four domains (identification, knowledge about concepts, diagnosis and conduct in the face of a suspected case). The results were analyzed using statistical methods and contributed to the formulation of educational technology. Finally, an educational technology was formulated in manual format to help these professionals improve their knowledge on the subject and improve early diagnosis rates. Of the participants, 38.5% were family health doctors, 30.8% pediatricians and 30.8% nurses. The majority of participants were female, with an average age of 39.9 years and an average experience of 10.6 years. Furthermore, 93.8% did not receive specific training on CF. Knowledge varied among professionals, with difficulties in recognizing typical symptoms, complications and interpreting neonatal screening results. Pediatricians had better results across specialties. Finally, an educational technology was formulated in manual format to disseminate knowledge on the topic and improve early diagnosis rates. This was a pioneering approach in evaluating the knowledge and practices of health professionals in relation to CF in the Northeast region of Brazil, as it was evident that prior knowledge about this disease is still quite deficient among health professionals in Primary Care, which which may interfere with early diagnosis. The purpose for carrying out this research is the high prevalence of late CF diagnoses in the country. The lack of educational programs about CF is evident, therefore, early diagnosis is essential, as well as identifying gaps in professionals' knowledge and practices is fundamental. Educational programs and the introduction of this new technology are recommended as a highly supportive tool to improve the rate of early diagnosis and appropriate referral of suspected cases of CF.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

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